A atriz Sydney Sweeney, estrela da série Euphoria (HBO), não mediu palavras ao classificar como “fake” e “traiçoeiro” o que se entende por empoderamento feminino em Hollywood. Durante entrevista concedida à revista Vanity Fair, a jovem de 27 anos comentou o caso no qual foi gratuitamente criticada pela produtora veterana Carol Baum, integrante da Academia de Cinema americana (organizadora do Oscar) e com mais de 20 filmes no currículo.
Em abril, durante conversa com um jornalista do New York Times, Carol detonou Sydney, dizendo que ela é “inassistível”, “não sabe atuar” e “nem bonita é.”
“É muito desanimador ver mulheres destruindo outras mulheres, especialmente quando mulheres que são bem-sucedidas em outras áreas de sua indústria veem talentos mais jovens trabalhando muito duro, na busca de alcançar quaisquer sonhos que possam ter, e então tentam criticar e desacreditar qualquer trabalho que tenham feito”, desabafou Sydney.
“Toda essa indústria… Tudo o que as pessoas dizem é: ‘Mulheres estão empoderando outras mulheres’. Nada disso está acontecendo! Tudo isso é fake, uma fachada para todas as outras merdas que dizem pelas costas.”
A jovem atriz argumentou que existe inveja entre as mulheres em Hollywood, como se uma não pudesse ver a outra fazendo sucesso. “Todas as outras sentem que precisam lutar entre si ou derrubar aquela mulher [que está no topo] em vez de agir de forma solidária, tipo: ‘Vamos todas nos levantar, vamos nos ajudar’.”
O comentário afrontoso de Carol Baum foi o seguinte: “Não entendo Sydney Sweeney. Eu disse à minha turma [de alunos]: ‘Expliquem essa garota para mim. Ela não é bonita, ela não sabe atuar. Por que ela está tão em alta?’ Ninguém soube responder.”
Sydney Sweeney foi revelada em 2018, roubando a cena em três séries: Everything Sucks! (Netflix), The Handmaid’s Tale (Paramount+) e Sharp Objects (HBO). Isso a levou para Euphoria, ganhando o papel da intensa e hipnotizante Cassie. Em 2021, atuou na primeira temporada de The White Lotus.
No cinema, a atriz bombou em 2023, aparecendo em três filmes, com destaque para Todos Menos Você, longa que motivou o ataque da produtora Carol. Neste ano, ela emplacou outros três filmes, incluindo Eden, dirigido por Ron Howard. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br