Com duas indicações ao Emmy de 2022 e estrelando diversas campanhas publicitárias, Sydney Sweeney está em alta. Aos 24 anos, em uma posição rara no mundo do entretenimento americano, ela jogou limpo e deu uma entrevista reveladora à revista The Hollywood Reporter, na qual falou da falsidade hollywoodiana e foi franca ao dizer que precisa engatar um trabalho após o outro para poder pagar as contas.
Ela é jovem, revelada em 2018. Naquele ano, Sydney Sweeney explodiu ao roubar a cena em três séries na sequência: Everything Sucks! (Netflix), The Handmaid’s Tale (Paramount+) e Sharp Objects (HBO). Isso a levou para Euphoria, também da HBO, ganhando o papel da intensa e hipnotizante Cassie.
Esses e outros trabalhos não garantiram, ainda, uma boa segurança financeira. A atriz foi sincera ao falar desse assunto. “Se eu quiser tirar seis meses de férias [como praxe na indústria do entretenimento], eu não tenho renda para cobrir isso”, afirmou. “Não tenho uma pessoa comigo que quite meus boletos.”
“Não se remunera atores hoje como no passado”, continuou. “Com os streamings, a compensação de pagamentos a longo prazo [vendas de DVDs e exibição de reprises], não existe. Aquele ator de nome estabelecido recebe uma fortuna, sim. Mas eu tenho que pagar 5% [do meu salário] a meu advogado, 10% para meus empresários…”
Assim, a atriz precisa trabalhar constantemente (a juventude ajuda a manter a energia pulsante, embora tenha sofrido um ataque de pânico meses atrás). Somente em 2019, quando entrou em Euphoria, foram três filmes gravados, por exemplo.
No ano passado, a mesma quantidade de longas entrou no currículo, adicionando ainda a participação em outra série, The White Lotus (HBO). Neste momento, ela está gravando Madame Web, filme parte da franquia Homem-Aranha. E logo mais vem a nova temporada de Euphoria.
Sydney Sweeney não parou por aí e soltou outra declaração forte sobre o que rola nos bastidores nada glamourosos de Hollywood. Ela notou que nessa indústria a lealdade tem pouco valor, e a trairagem impera.
“[Hollywood] é feita para te esfaquear pelas costas”, contou. “É uma loucura. Eu vejo pessoas que dizem que estão ali para te dar um apoio… E eu digo: ‘Não, porra nenhuma que você me apoia’.”
Na 74ª edição do Emmy, a ser realizada em 12 de setembro, Sydney Sweeney concorre em duas categorias: melhor atriz coadjuvante de drama (por Euphoria) e melhor atriz coadjuvante de minissérie ou telefilme (por The White Lotus).
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br