
O drama policial Swat foi cancelado pela terceira vez, agora definitivamente (ao que parece). A oitava temporada da série, atualmente no ar nos Estados Unidos, chegará ao fim em maio, concluindo assim a narrativa da atração que superou outros dois cancelamentos (em 2023 e 2024). É a rede americana CBS limpando a sua programação para abrir espaço à nova safra que vem por aí.
Após a sexta temporada, a CBS decretou o fim de Swat, decisão revertida com o anúncio da sétima e última leva de episódios. Em abril do ano passado, o destino da série foi revertido com a encomenda da oitava temporada.
Nessas duas ocasiões, a emissora líder de audiência nos EUA conseguiu fechar um acordo lucrativo com o estúdio Sony Pictures Television, que produz o drama policial. É a terceira série de peso cancelada pela CBS nesta semana, ao lado de FBI: Internacional e FBI: Os Mais Procurados. Em comum está o fato de essas três serem produtos de terceiros (Universal Television para a franquia FBI), determinante que aumenta o custo por causa da taxa de licenciamento.
A CBS tem duas séries confirmadas para preencher essas vagas deixadas em aberto na grade: Sheriff Country, spin-off de Fire Country liderado por Morena Baccarin; e Boston Blue, expansão do universo Blue Bloods. Dois novos spin-offs devem brigar pelo outro espaço em aberto, um de The Equalizer e outro da própria franquia FBI.
Swat acompanha os trabalhos da Unidade de Elite de Armas Especiais e Táticas do Departamento de Polícia de Los Angeles. Ao mesmo tempo em que se dedicam a salvar vidas, os valentes homens e mulheres que fazem parte desse grupo precisam conhecer as políticas de policiamento da comunidade, que nem sempre confia neles. O protagonismo é de Shemar Moore (Criminal Minds).
No Brasil, os episódios inéditos de Swat chegam primeiro no Disney+. O drama policial também pode ser visto na Netflix. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br