A produção nacional Sintonia é a série de língua não inglesa mais vista na Netflix em todo o mundo, feito alcançado pela quarta temporada entre os dias 24 e 30 de julho. Pela primeira vez, uma atração brasileira chega no topo desse ranking semanal divulgado pela própria gigante do streaming. No geral, a trama funkeira perde apenas para a incontestável The Witcher.
Nos seis primeiros dias de disponibilidade, a quarta temporada de Sintonia registrou 6,40 milhões de visualizações (ou 42,20 milhões de horas assistidas). Contando também as séries de língua inglesa, ficou à frente de Doces Magnólias (5,3 milhões de visualizações) e atrás de The Witcher (7,8 milhões de visualizações), na despedida de Henry Cavill como o bruxão Geralt de Rívia.
E quem carregou Sintonia nas costas foram os brasileiros. A série apareceu no top 10 de seis países: Panamá, Paraguai, Uruguai, Portugal e Luxemburgo, além do Brasil. Foi a número 1 aqui no território tupiniquim e entre entre os portugueses.
A Netflix divulga as audiências de suas produções, semanalmente, há mais de dois anos (julho de 2021). No último mês de junho, a plataforma mudou a métrica usada para montar o top 10 das séries de língua inglesa ou não; são rankings separados. Agora, vale a média de audiência (divisão das horas assistidas pela duração da série) ao invés de considerar o volume total de horas assistidas.
No modelo antigo, Sintonia seria a segunda colocada na tabela das séries de língua não inglesa, superada pelo dorama Sorriso Real (64,50 milhões de horas assistidas).
A quarta temporada de Sintonia começou desenrolando os eventos do final da leva passada, mostrando Rita (Bruna Mascarenhas), Nando (Christian Malheiros) e MC Doni (Jottapê) se restabelecendo após o desfecho trágico daquele último capítulo, com a cafeteria da mulher de Nando, Scheyla (Julia Yamaguchi), sofrendo um atentado; ela acabou indo parar na cadeia.
Mesmo com a cabeça à prêmio por ser o traficante de drogas mais procurado do Brasil, o criminoso promete não recuar e vai fazer de tudo para resgatar a mulher. Enquanto isso, Doni se recupera do tiroteio, do qual saiu ferido. E Rita, agora estudante de direito, trava discussões sobre a justiça brasileira na faculdade.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br