Os streamings facilitaram (e muito) o acesso a conteúdo estrangeiro não hollywoodiano. E não é só a Netflix que abre as portas às mais variadas séries europeias, por exemplo. Prime Video, Max e Disney+ também investem no Velho Continente e armam para 2025 um plantel de lançamentos de respeito.
O Diário de Séries selecionou seis séries da Europa que estreiam neste ano e que estão com a disponibilidade confirmada no território brasileiro. Tem atrações da Alemanha, Itália, Polônia… Confira:
A Thousand Blows
Reino Unido
Disney+
No próximo dia 21, chega o drama esportivo A Thousand Blows. A série, sobre o mundo das lutas ilegais de boxe na Londres (Inglaterra) dos anos 1880, é criação de Steven Knight, o mesmo de Peaky Blinders. Seis episódios formam a primeira temporada; a segunda leva já foi encomendada.
Inspirada em histórias e pessoas reais, a trama leva o espectador ao final do século 19, seguindo os passos de Hezekiah (Malachi Kirby) e Alec (Francis Lovehall), melhores amigos vindos da Jamaica e que se encontram no caldeirão vibrante e violento da pós-revolução industrial no leste da capital inglesa.
Atraído pelo submundo ilegal da próspera arte do pugilismo, Hezekiah conhece Mary Carr (Erin Doherty), líder de uma gangue feminina de Londres. Ela explora os talentos do boxeador para promover seu empreendimento criminoso.
Costiera
Itália
Prime Video
Famoso pelo papel do cirurgião plástico Jackson Avery em Grey’s Anatomy, o ator americano Jesse Williams foi escalado como protagonista de Costiera, novo drama de ação italiano do streaming da Amazon.
Williams ganhou o papel de Daniel De Luca, um ex-fuzileiro naval, metade americano-metade italiano, que retorna ao país da bota, terra de sua infância, para trabalhar como o limpador de barras/solucionador de problemas (fixer) de um dos hotéis mais luxuosos do mundo.
Logo quando Daniel começa na labuta, uma das filhas do proprietário do hotel desaparece. Ele deve fazer o que for preciso durante a missão encontrá-la e trazê-la para casa, isso ao mesmo tempo em que livra de enrascadas os clientes exclusivos da hospedaria de ponta.
Heweliusz
Polônia
Netflix
O drama Heweliusz retrata o naufrágio da balsa Jan Heweliusz, na noite de 13 para 14 de janeiro de 1993, considerado o maior desastre marítimo civil ocorrido na Polônia. Das 64 pessoas a bordo, apenas nove tripulantes sobreviveram. Os 55 restantes foram engolidos pelo mar.
No momento do desastre, o Mar Báltico estava a dois graus Celsius. O vento soprava com tanta força que a escala Beaufort não era suficiente. Heweliusz é uma história sobre como um evento mudou a vida de todos os personagens. No entanto, a catástrofe é apenas um volante, um pretexto para uma história sobre a dor humana, a perda, o luto, mas também sobre a luta contra um Estado disfuncional, sobretudo, pelo bom nome dos mortos e pela sua dignidade.
Os produtores de Heweliusz foram os mesmos do drama polonês A Inundação do Milênio, também baseado em história real, que foi sucesso de audiência mundial na Netflix, há dois anos.
Maxton Hall (2ª temporada)
Alemanha
Prime Video
Dá para argumentar que Maxton Hall: O Mundo Entre Nós é uma das séries europeias mais surpreendentes dos últimos tempos. A série alemã, do nada, explodiu no Prime Video, acumulando uma audiência recorde no mundo inteiro. De acordo com dados do próprio streaming da Amazon, Maxton Hall é a série de língua não inglesa mais vista em toda a sua história.
Baseada na trilogia de livros escrita por Mona Kasten, a atração é centrada em James (Damian Hardung) e Ruby (Harriet Herbig-Matten), que vivem uma moderna história de amor entre um rapaz rico e uma menina da classe trabalhadora em um mundo de glamour, prestígio e drama.
Quando Ruby descobre, sem querer, um segredo explosivo em Maxton Hall, um dos melhores e mais caros colégios particulares da Inglaterra, o herdeiro James é obrigado a lidar com a estudante bolsista e está determinado a silenciar Ruby. Porém, a mera troca de palavras entre os dois acende uma faísca…
O Prime Video comprou o direito de adaptar os três livros, mas a terceira temporada ainda não foi confirmada.
The Night Manager (2ª temporada)
Reino Unido
Prime Video
Drama de espionagem lançado em 2016, The Night Manager ganhou uma segunda temporada somente no ano passado, para lançamento quase uma década depois da estreia da série. A nova leva de episódios terá o retorno de Tom Hiddleston como protagonista, papel que lhe rendeu um Globo de Ouro.
Baseada na obra de John le Carré, batizada no Brasil de O Gerente Noturno (editora Record), a série trouxe na primeira temporada o começo da saga de Jonathan Pine (Tom), um ex-soldado britânico que trabalhava na gerência de um hotel. Ele foi recrutado para se infiltrar na turma de Richard Roper (Hugh Laurie), um traficante de armas.
A narrativa dará um salto de dois anos, agora acompanhando Jonathan Pine em uma nova missão, enfrentando algozes mais perigosos. O roteirista David Farr, que adaptou o livro de Carré na primeira temporada, retorna para direcionar os rumos da segunda.
The Seduction
França
Max
O drama francês Merteuil, batizado de The Seduction (A Sedução) para o mercado internacional, conta com a liderança das atrizes Anamaria Vartolomei (grande revelação do cinema da França) e Diane Kruger (estrela da atuação). No elenco, também está Lucas Bravo, conhecido pelo papel do chef Gabriel na comédia Emily em Paris.
A trama tem como inspiração o romance Les Liaisons Dangereuses (As Ligações Perigosas), clássico da literatura do século 18, que já foi adaptado em dois filmes (um de 1988, com Glenn Close), duas séries (uma francesa e outra americana) e várias peças teatrais.
No centro da narrativa está a Marquesa de Merteuil (Anamaria). Na jornada visando ser a heroína de sua própria história, às vezes você tem que ser a vilã das outras. A marquesa de Merteuil, traída pelo Visconde de Valmont (Vincent Lacoste), embarca em uma jornada ousada para se tornar a principal cortesã (dama da corte) de Paris. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br