O estúdio da Amazon está desenvolvendo uma série baseada em Mass Effect, game de ficção científica da Eletronic Arts (EA). Detalhes da trama estão mantidos em segredo, segundo o site Variety. Quem assina a adaptação é Daniel Casey, um dos dois roteiristas do filme Velozes e Furiosos 9 (2021); ele também escreveu a trama de Kin, longa sci-fi com Zoë Kravitz, Carrie Coon e James Franco.
A história de Mass Effect se passa em um universo do século 22 no qual o gamer assume o papel de Comandante Shepard, soldado espacial da Aliança dos Sistemas que deve unir diferentes raças galácticas para enfrentar uma ameaça alienígena. Tudo leva a crer que a produção será lançada pelo Prime Video, o streaming da Amazon.
Para os fãs da franquia, vale lembrar que o Amazon MGM Studios (via Prime Video) foi bastante feliz na adaptação de Fallout, outro game de enorme popularidade. O drama estilo faroeste sci-fi, situado num mundo apocalíptico, recebeu elogios da mídia e caiu nas graças do público, emplacando a merecida indicação ao Emmy de melhor drama, na edição deste ano.
Canais pagos e streamings têm investido bastante em adaptações de games recentemente. A HBO acertou em cheio com The Last of Us, assim como a Netflix com The Witcher (ao menos nas primeiras temporadas). Badalada, a adaptação de Halo no Paramount+ caiu no esquecimento após a primeira leva de episódios, e Resident Evil, na Netflix, foi um fracasso retumbante.
A estrutura de Mass Effect
No centro da narrativa de Mass Effect está a descoberta dos Reapers, uma raça de máquinas inteligentes extremamente poderosas que exterminam civilizações avançadas em ciclos de milhares de anos.
Shepard descobre, no primeiro jogo da trilogia original, lançado em 2007, um agente chamado Saren, que planeja invadir a galáxia e destruir a humanidade. A trama se expande ao longo dos três joguinhos, com Shepard lutando contra forças que tentam impedir a paz e a sobrevivência da vida na galáxia.
O jogo Mass Effect se destaca por oferecer um sistema de escolhas e consequências onde as decisões do jogador afetam o desenrolar da trama, as relações entre os personagens e até o desfecho da história. A saga é reconhecida por sua dinâmica envolvente, construção de mundo detalhada e personagens profundos, criando uma experiência imersiva de ficção científica.
Desde 2021, na própria produtora da Amazon, se fala de uma adaptação de Mass Effect, seja para o cinema ou para a TV. Nada de concreto foi anunciado, até agora, com o Amazon MGM Studios dando o start do que pode ser a concretização, de fato, do projeto. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br