TRAMA INUSITADA

Série alemã utópica sobre mundo sem prisões agita o mercado da TV

O drama A Better Place é um dos destaques da Mipcom 2024
DIVULGAÇÃO/STUDIOCANAL
Cena da série alemã A Better Place
Cena da série alemã A Better Place

A Mipcom 2024, maior feira do mercado televisivo internacional, realizada nesta semana em Cannes (França), tem uma série utópica entre as mais comentadas. Gravado na Alemanha, o drama A Better Place (Um Lugar Melhor, em tradução livre) parte de uma premissa inusitada, imaginando um mundo sem prisões, com pessoas então condenadas a passar determinado tempo atrás das grades simplesmente andando pelas ruas livremente.

Com duas TVs de peso da Europa apoiando o projeto, Canal+ (França) e ARD (Alemanha), sob o selo da produtora Studiocanal, A Better Place mira exportação para o restante do planeta. 

O enredo se passa em Rheinstadt (Alemanha), uma cidade pós-industrial de céu cinza cujo prefeito progressista, apoiado por especialista em direito criminal, decide fechar uma penitenciária, reintegrando seus presos à sociedade. Os destinos dos ex-presidiários se entrelaçam constantemente com os moradores locais, que estão divididos: alguns apoiam a ideia, enquanto outros estão pasmos e com medo.

Para o executivo Nicolas Loock, diretor da Studiocanal, A Better Place chega na hora perfeita para abordar essa proposta tão radical. “O mundo está se tornando cada vez mais polarizado, cada vez mais binário. Queremos fazer as pessoas pensarem, e essa série realmente toma um tempo para que se possa examinar as consequências de tal experiência”, comentou, em entrevista ao site Variety.

“Precisamos ser capazes de perdoar. Senão, o que sobra? É [uma série] para entreter, mas seria ótimo também lançar uma discussão na sociedade, porque há experimentos semelhantes em andamento. Diferentes países buscam outras maneiras de reabilitar as pessoas [presas].”

Por sua vez, Chloe Marquet, chefe da Studiocanal, executiva responsável pela comercialização dos direitos internacionais do drama, afirma que o conceito proposto pela narrativa só seria problemático “se a gente desse apenas uma resposta [como solução]. Não é o caso. Queríamos trazer nuances e sutilezas a esse debate, que é real e está em andamento. Nosso sistema está quebrado e temos que pensar em outras alternativas.”

Em A Better Place, ex-prisioneiros tentam se adaptar à vida normal novamente, enquanto familiares frustrados de suas vítimas pedem justiça. Ao mesmo tempo, ativistas e políticos tentam mudar o mundo, ou pelo menos ganhar popularidade.

Programado para ser lançado na Europa ainda no final deste ano, o drama controverso propõe levantar questões teóricas, quase filosóficas, sobre o fim das prisões. Elementos da mais pura emoção humana são integrais nas reações acerca da decisão tomada pela prefeitura de Rheinstadt.

Em meio a tantas conversas, os personagens discutem sobre o sistema prisional americano, por exemplo, no qual a pena de morte é bastante comum. Mesmo assim, por mais que essa pena mais severa esteja em prática, as taxas de criminalidade não param de subir. Talvez isso prove que uma estrutura punitiva com esse tipo de condenação não seja a mais eficiente.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross