
O drama fantasioso A Roda do Tempo encerrou, na última sexta-feira (6), a segunda temporada. A produção ambiciosa do Prime Video preparou o terreno para a já confirmada terceira temporada. O criador da série, Rafe Judkins, fez de tudo na mais recente leva de episódios para colocar os personagens da narrativa próximos da história do livro que vai ser contada a seguir.
Conforme planejado, a terceira temporada de A Roda do Tempo irá adaptar o quarto livro da coleção homônima escrita por Robert Jordan. Intitulado de A Ascensão da Sombra (2015). esse é um dos volumes mais extensos da série editorial, com quase 394 mil palavras espalhadas em 992 páginas.
Sinopse de A Ascensão da Sombra (saga a Roda do Tempo)
Como é notório em séries que adaptam livros, ainda mais os fantasiosos, A Roda do Tempo não encena página por página da saga. É claro que a obra é a pedra fundamental, mas muitas coisas são inseridas ou retiradas para satisfazer o velho propósito dos “fins dramáticos”, aqueles que funcionam melhor na TV do que nos livros.
Dito isso, é interessante acompanhar, nesse caso, o que diz os livros para ver o que ficou de fora e o que foi melhorado, além de conhecer melhor a narrativa, com mais detalhes. Logo, fique atento que a sinopse de A Ascensão da Sombra pode revelar spoilers indesejados.
Publicado no Brasil em 2015 pela editora Intrínseca, A Ascensão da Sombra é o quarto de 14 livros da saga A Roda do Tempo. Antes vieram O Olho do Mundo (volume 1), A Grande Caçada (vol. 2) e O Dragão Renascido (vol. 3). No Brasil, foram lançados -até agora- somente oito livros, o mais recente chegou às livrarias em 2022.

Em A Ascensão da Sombra, os lacres de Shayol Ghul se enfraquecem enquanto o Tenebroso avança. É nesse cenário que a sombra se ergue para encobrir definitivamente a humanidade.
Na cidade de Tar Valon, Min tem visões de um destino terrível. Será o fim da Torre Branca? Em Dois Rios, os Mantos-brancos caçam o homem de olhos dourados e o Dragão Renascido.
Já em Cantorin, junto ao povo do mar, a Grã-lady Suroth vislumbra o retorno dos exércitos Seanchan ao continente. Enquanto na Pedra de Tear, o Lorde Dragão planeja seu próximo passo e ninguém será capaz de prevê-lo. Nem a Ajah Negra, as nobres de Tairen ou as Aes Sedai, muito menos Egwene, Elayne e Nynaeve.
Declarado o escolhido da antiga profecia, Rand al’Thor, o Dragão Renascido, precisa seguir em frente e cumprir seu destino: proteger o mundo do retorno do Tenebroso.
O livro A Ascensão da Sombra, aumenta a dose de suspense da coleção, trazendo uma ameaça até então desconhecida à cidade de Tar Valon, lar das poderosas Aes Sedai.
Mergulhados no perigo constante representado pelos Mantos-brancos, os Amigos das Trevas e os Trollocs, entre outros inimigos mortais, ninguém está seguro de qual rumo seguir.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br