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Glossário de A Roda do Tempo: guia completo para entender a série

Drama fantasioso retorna com episódios inéditos na sexta-feira (1º)
DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO
A Roda do Tempo está de volta com episódios inéditos
A Roda do Tempo está de volta com episódios inéditos

Após intervalo de quase dois anos, finalmente A Roda do Tempo retorna com novos episódios; a segunda temporada estreia na sexta-feira (1º), no Prime Video. Como a primeira leva foi exibida entre novembro e dezembro de 2021, naturalmente muita gente nem lembra mais o que assistiu. Pode até recordar a espinha dorsal da trama, mas detalhes se perderam com o passar do tempo.

Por isso, o Diário de Séries traz um glossário completo para relembrar termos importantes da saga fantasiosa e entender bem o que se passa na narrativa.

Glossário de A Roda do Tempo

Aes Sadai: são mulheres que podem canalizar o Poder Único utilizando cinco elementos (terra, água, ar, fogo e espírito). Elas são divididas em sete grupos, chamados de Ajah. A mulher treinada para canalizar o Poder Único pode escolher qual missão quer cumprir na terra e a qual Ajah servir, não há um chamado espiritual ou algo do tipo. Aes Sedai, no idioma antigo da série, significa “servas de todos”. 

Ajah: são como as feiticeiras se identificam, servem como filiação. Sete cores fazem a divisão entre elas: azul, vermelha, branca, verde, marrom, cinza e amarela. 

As cores das ajahs:

  • azul: dedicada a lutar por causas justas, como se fossem as salvadoras da pátria
  • vermelha: tem o foco em impedir o uso do Poder Único de forma errada ou perigosa
  • branca: a ajah precisa se abster da rotina secular e dar atenção somente às questões filosóficas
  • verde: são excelentes em situações de guerra e totalmente precisas nas elaborações de estratégias de batalhas
  • marrom: devota da sabedoria e da história, sabe tudo de conhecimentos antigos
  • cinza: versada em política e mediação de problemas, privilegiando a harmonia e o consenso acima de tudo
  • amarela: voltada para estudar todo tipo de cura

Amigos das Trevas: são humanos que seguem o Tenebroso. Alguns foram seduzidos por promessas de riqueza e poder, outros procuram imortalidade, enquanto alguns acreditam que apoiar a Sombra é necessário para manter o equilíbrio do mundo. A maioria dos Amigos das Trevas seguem o Tenebroso em segredo, o que quer dizer que qualquer um pode ser Amigo das Trevas.

Canalizar: as pessoas que podem tocar a Fonte Verdadeira e acessar o Poder Único são conhecidas como canalizadoras. Canalizadores podem criar encantos para fazer muitas coisas, como curar ferimentos, controlar o clima e ajudar em batalhas. Atualmente, apenas mulheres podem canalizar, porque a parte masculina do Poder Único, chamada de saidin, foi maculada, fazendo com que todo homem que canalize acabe enlouquecendo.

Córrego de Breen: uma sinistra cidade mineira localizada ao lado de uma pedreira. A maioria vem aqui esperando ficar pouco tempo. Mas a era de muitas barracas “temporárias” ao redor do que dificilmente poderia ser chamado de praça da cidade conta uma história verdadeira. Rostos sujos, rudes e cansados transitam pelas ruas lamacentas, gastando mais dinheiro do que deveriam, tentando esquecer os infortúnios da vida.

Desvanecidos: Myrddraal, Sem-olhos… Conhecidas por muitos nomes, essas criaturas deixam todos apavorados, não importa onde você as encontre. Incrivelmente velozes, extremamente fortes e mortalmente astutos, eles empunham espadas forjadas em Thakan’dar, tão mortais que apenas um arranhão pode matar uma pessoa; apenas uma Aes Sedai pode impedir sua morte. Olhar para o rosto de um deles é conhecer a verdadeira essência do medo.

Dragão Renascido: um ser com o poder de salvar ou destruir o mundo. A profecia do Dragão Renascido tem origem na crença da reencarnação do Dragão chamado de Lews Therin. Ele liderou um grupo de homens da Aes Sedai que tinham como objetivo canalizar para sempre o Poder Único. Mas eles falharam, e o Tenebroso contaminou o Poder Único enlouquecendo todos os homens, culminando na destruição do mundo.

Joia de Moiraine: um pendente azul brilhante, chamado de kesiera, pendurado em uma elegante corrente usada por Moiraine (Rosamund Pike). Ele é um simples ornamento ou tem outro propósito? No caso de uma mulher tão misteriosa quanto Moiraine, nunca se sabe ao certo.

Lâminas de Thakan’dar: essas espadas de lâminas negras, empunhadas pelos Desvanecidos, são forjadas em Thakan’dar. A última etapa no processo de forjamento da lâmina envolve o sacrifício de um humano. Mesmo um pequeno arranhão dessas armas maculadas costuma ser letal, a não ser que a ferida seja curada por uma Aes Sedai.

Latoeiros: os Tuatha’an, também conhecidos como Povo Errante ou Latoeiros, são um povo nômade que segue o pacífico Caminho da Folha. Eles nunca recorrem à violência, nem mesmo para se defenderem. Eles também seguem uma dieta estritamente vegetariana. Dizem que na Era das Lendas seu povo conhecia uma Canção que poderia unir o mundo em harmonia. Seu comportamento nômade se deve à eterna busca pela Canção.

Luz: a força motora do bem. Acredita-se que ela venha do próprio Criador; a Luz faz oposição ao Tenebroso e seus poderes. Enquanto as manifestações da Luz no mundo podem não parecer evidentes e tangíveis como as da Sombra, a maioria diria que se sente mais alinhado com a Luz. Você irá, é claro, encontrar aqueles que se alinham naturalmente com a Sombra; e até mesmo alguns que se tornam Amigos das Trevas.

Mantos-Brancos: também conhecidos como Filhos da Luz, dedicam suas vidas a encontrar Amigos das Trevas. Eles acreditam, que todos que podem tocar o Poder Único, incluindo Aes Sedai, servem à Sombra. Eles creem que têm autoridade onde quer que a Luz esteja presente, e que devem levá-la até onde ela não esteja, a todo custo. 

Mascates: mercadores que viajam entre cidades e aldeias, normalmente carregando e transportando suas mercadorias em carroças. Eles são mais conhecidos por vender e comprar quinquilharias, mas também servem como uma importante fonte de notícias e fofocas para comunidades isoladas.

Menestrel: artistas que viajam entre cidades e aldeias. Músicos talentosos, eles ganham a vida cantando, tocando e contando histórias em estalagens e tavernas por todo o país. Mas não pense que eles são meros saltimbancos. Para ser conseguir viver na estrada, você tem que ser capaz de sobreviver aos seus perigos. 

Ogier: uma raça de criaturas maiores e mais longevas do que os humanos. Povo pacífico e recluso, eles raramente saem dos seus pousos; o que significa que a maioria dos humanos nunca viu um Ogier cara a cara. Também conhecidos como Construtores, eles são famosos por seu talento em arquitetura e cantaria, e são responsáveis pela construção de muitos edifícios magníficos, incluindo a Torre Branca.

Padrão: basicamente, é o todo do universo apresentado na trama. É a existência (passado, presente e futuro) criada pela tecelagem de todas as vidas pela roda do tempo. Um Ogier diria que a roda tece o Padrão das Eras e que os fios que ela usa são vidas. Uma Aes Sedai pode dizer que “há de ser o que a Roda tecer” e que somos apenas os fios. Não importa como você veja o Padrão, acredita-se que ele abrange todos os mundos e realidades.

Poder Único: canalizado pelas feiticeiras Aes Sedai, chamado de saidar (feminino) e saidin (masculino). É capaz de fazer o bem ou o mal, de salvar ou destruir. A Ajah Vermelha tem o foco em impedir o uso do Poder Único de forma errada ou perigosa.

Sa’angreal: a escultura de jade de um homem sentado pode ser pequena, mas é muito poderosa. Quando alguém canaliza através dela, seu poder fica cem vezes mais forte.

Serpente: a grande serpente é o emblema do ciclo eterno e natural do tempo. As Aes Sedai usam um anel de ouro com esse animal estilizado; serpente mordendo a própria cauda. A presença de uma delas no dedo mostra a todos que sua dona é um integrante da irmandade. A cor da pedra do anel representa a Ajah da Aes Sedai.

Shadar Logoth: a antes magnífica cidade de Aridhol agora é um monumento à maldade humana. Seus habitantes construíram uma muralha sem portões e se isolaram, enquanto a Guerra dos Trollocs devastava nações. Quando os sobreviventes conseguiram atravessar as muralhas, eles encontraram o mal que tudo consome, que continua a assombrar Shadar Logoth até hoje.

Tar Valon: uma grandiosa cidade cercada por muralhas brilhantes e lar da Torre Branca, o centro do poder das Aes Sedai. Ela fica localizada em uma ilha no rio Erinin, o único lugar do mundo governado abertamente pelas Aes Sedai.

Ta’vereen: Quando a roda do tempo precisa remendar ou realinhar o Padrão, ela cria ta’veren, dobrando o fio da vida da pessoa de tal modo que todos os fios ao redor são forçados a girar em torno dele. Isso cria um efeito cascata através do Padrão, tornando a pessoa o ponto central da trama. Pessoas que são ta’veren se encontram no centro de estranhos e improváveis eventos, tanto bons quanto ruins.

Tenebroso: a força do mal. O Tenebroso, Pai das Mentiras… São nomes dados a uma incompreensível e infinita força do mal, caos e destruição. Ele é tão cruel que acredita-se que falar seu nome verdadeiro pode trazer graves infortúnios. Ele se encontra aprisionado, mas pretende escapar para poder destruir a alma e o espírito da humanidade, espalhando o mal e a desordem pelo mundo; e fazer do mundo sua imagem.

Ter’angreal: objetos físicos de tamanhos variados que podem ser usados para focar o Poder Único de várias maneiras. A Vara do Juramento, com a qual as Aes Sedai fazem os Três Juramentos, utiliza o Poder Único para tornar qualquer juramento inquebrável. Outros podem agir como portais ou parece não terem nenhuma utilidade.

Torre Branca: localizada em Tar Valon, este imponente edifício é o lar das Aes Sedai e de seus Guardiões. As Aes Sedai vivem e estudam no prédio, além de treinar e testar noviças. Há alojamentos para cada Ajah e aposentos separados para seus Guardiões. O Trono de Amyrlin mora aqui, mas os ecos de sua influência alcançam os confins da terra.

Trollocs: Deploráveis e aterrorizantes amálgamas de homens e feras, essas enormes Crias das Trevas são a essência do exército do Tenebroso. Enquanto sua aparência pode variar (alguns com chifres, outros com bicos ou focinhos), sua fúria assassina é universal. Eles possuem uma insaciável sede de sangue e só podem ser controlados pelos igualmente assustadores Desvanecidos.

Trombeta de Valere: um poderoso artefato que é mantido escondido e protegido na fortaleza de Fal Dara. Acredita-se que quando a trombeta for tocada, os maiores heróis da era serão atraídos para ela para ajudar o Dragão na Batalha Final.

Trono de Amyrlin: Vigia dos Selos. A Chama de Tar Valon. O Trono de Amyrlin. Este é o título dado à líder das Aes Sedai. Quando assume tal posição, ela deve renunciar à sua antiga Ajah para poder governar justamente todas as Ajahs, ou seja: “De todas as Ajahs, mas de nenhuma.” Outras Aes Sedai se referem à Amyrlin como Mãe; e ela as chama de Filhas.


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