
Precisando de verba, a série The Chosen terá a quarta temporada exibida completa, nos cinemas brasileiros, durante o mês de maio. No anúncio oficial, tal decisão foi justificada como resposta a pedidos de fãs por causa do sucesso de bilheteria dos dois primeiros episódios, que entraram em cartaz recentemente. Mas tem algo a mais rolando nos bastidores que provocou a iniciativa de transmitir na íntegra a atual leva na telona.
São estes os dias nos quais os capítulos restantes da quarta temporada de The Chosen entram em cartaz nos cinemas do Brasil:
Episódios 3 e 4: 2 de maio
Episódios 5 e 6: 16 de maio
Episódios 7 e 8: 30 de maio
Nas redes sociais de The Chosen, muitos fãs chiaram e criticaram essa estratégia. O principal ponto de reclamação é o dinheiro a ser gasto por quem quiser ver todos os episódios, devido ao alto custo do bilhete. Em comunicado, a série adianta que haverá um desconto para quem comprar os ingressos dessas três exibições de uma só vez; a pré-venda ainda não foi aberta.
A mesma bronca dos espectadores brasileiros se deu nos Estados Unidos, onde toda a quarta temporada foi exibida nos cinemas. Essa acabou sendo uma saída para que a nova leva de episódios chegasse ao público, pois um entrave jurídico emperra o lançamento da atual temporada no app oficial da série e em streamings parceiros.
Dallas Jenkins, showrunner e criador do drama religioso, explicou o que está acontecendo em um vídeo esclarecedor e sincero divulgado em meados de março. A burocracia tem levado a melhor. “Existem algumas questões jurídicas com as quais estamos lidando neste momento e que esperamos que estejam sendo resolvidas”, disse ao falar sobre o atraso da quarta temporada no streaming.
Por causa de sigilos e coisas do tipo, ele explicou que não pode entrar em detalhes sobre o que está rolando nessa discussão entre advogados, mas assegurou que a série continuará sendo disponibilizada de graça, para todo mundo, apesar do aumento de custos enfrentado nos últimos anos.
Jenkins, então, descortinou o que acontece nos bastidores de The Chosen, destacando que é preciso de muito dinheiro para manter a máquina girando. Lembrando que a série é independente, sem financiamento de um estúdio grande, contando com a colaboração de doadores para realizar as gravações dos episódios e pagar todos os profissionais envolvidos, como atores e operários que trabalham atrás das câmeras.
A exibição dos episódios inéditos no cinema é uma maneira de arrecadar verba. O showrunner compartilhou que outras formas de atrair receita estão sendo estudadas. Os próprios espectadores podem contribuir fazendo doações para a obra, mas Jenkins revelou que apenas 5% das pessoas que assistem The Chosen colaboram financeiramente com a série.
“É extremamente caro ser de graça”, desabafou. Apesar disso, ele afirmou que o app oficial de The Chosen terá acesso gratuito para sempre.
Veja o trailer da quarta temporada de The Chosen (episódios 3-8):

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br