Inspiração de Uma Mente Excepcional e indicada ao Emmy Internacional de 2024 na categoria de melhor comédia, Morgana: A Detetive Genial chega com a segunda temporada no canal A&E. A estreia é na segunda-feira (10), às 22h; são oito capítulos, no total. Os episódios inéditos vão ao ar de segunda a quinta, sempre às dez horas da noite.
O canal A&E está disponível nas operadoras de TV paga Claro, Sky e Vivo.
Morgana: A Detetive Genial serviu de base para Uma Mente Excepcional, drama policial americano batizado de High Potential, em inglês. A versão dos Estados Unidos é sucesso de audiência na rede ABC e é a atração mais vista no Disney+ desde o lançamento no Brasil, em 23 de janeiro.
Na trama francesa, a protagonista Morgana (interpretada por Audrey Fleurot) tem 38 anos, três filhos, dois ex-maridos, muitas dívidas e um QI de 160. Ela é insubordinada e rebelde e, para sobreviver, trabalhava como faxineira em uma delegacia de polícia, até se tornar uma integrante da equipe de investigação.
Seu destino de faxineira mudou totalmente quando suas habilidades extraordinárias foram descobertas pela polícia. Certo dia, ela derrubou um arquivo de uma investigação durante a limpeza e, ao juntar a papelada, percebeu que os investigadores estavam atrás do criminoso errado, e deixou isso sinalizado em um painel.
Ao admitir o erro, a equipe de agentes acaba solucionando o caso e ela, contratada como consultora, passa a trabalhar ao lado do exigente Comandante Karadec (Mehdi Nebbou).
Morgana: A Detetive Genial acompanha a vida agitada da personagem titular, temperamental e sem muita habilidade social, em seu trabalho na delegacia e como ela auxilia na solução de crimes e mistérios.
Ao longo da segunda temporada, Morgana e o comandante Karadec utilizam suas habilidades especiais para resolver casos que mais parecem quebra-cabeças: de um assassinato da década de 1970, em que a única testemunha agora sofre de Alzheimer, ao roubo malsucedido a uma granja, passando pelo caso de uma juíza encontrada morta em seu escritório e ao corpo desaparecido de um empresário de cosméticos.
Em meio a tudo isso, ela ainda terá de entender os seus sentimentos por Karadec, situação bem parecida com Uma Mente Excepcional.
No primeiro episódio da nova leva, batizado de 2300 calorias, a vida de Morgana está maravilhosa, indo tudo bem no relacionamento com Ludovic (Cédric Chevalme) e os dois salários bancando o lar. É a chance perfeita para ir às compras, gastar com leggings de oncinha e outras excentricidades morganescas…
Nessa jornada, ela, sem querer, se depara com o corpo sem vida de Severina Moutier, vendedora de sapatos no centro comercial onde ela comprava. Para Morgana, que descobriu o corpo, não há dúvidas: foi assassinato. Mas o que poderia ter levado alguém a matar essa comerciante tão monótona?
Isso é o que ela e a brigada policial tentarão descobrir, ao mesmo tempo em que o policial Karadec é submetido a uma investigação liderada por Roxane Ascher (Clotilde Hesme), uma implacável agente da corregedoria. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br