Logo após vencer seu primeiro Oscar, pelo filme Oppenheimer (2023), Robert Downey Jr. dá as caras na faixa mais nobre do mundo das séries. Ele é uma das estrelas de O Simpatizante, comédia dramática que estreia na HBO neste domingo, às 22h. E sua missão não foi nada fácil, pois teve de interpretar quatro personagens distintos. A motivação por trás dessa decisão criativa é brilhante.
O suspense de espionagem apresenta uma sátira sobre a Guerra do Vietnã (1955-1975) pelo olhar de um agente comunista franco-vietnamita, chamado de O Capitão (vivido por Hoa Xuande), que acabou exilado nos Estados Unidos. Então, Robert Downey Jr. entra em cena.
O ator americano vive um agente da CIA, um professor, um político e um cineasta. A ideia de ter a mesma face nesses personagens é zombar do modo absurdo e jeito arrogante de um homem branco americano mediano. É como se pelo olhar do Capitão os quatro fossem, de fato, a mesma pessoa, um homem igual ao outro.
Park Chan-wook, da minissérie A Garota do Tambor, um dos showrunners de O Simpatizante, explicou bem essa sacada de gênio durante entrevista na première da série, em Los Angeles, na semana passada.
“Embora cada um dos quatro personagens tenham ocupações diferentes e possam ter características diferentes, em essência era muito importante que fossem rostos que representassem a América”, falou, em entrevista ao site The Hollywood Reporter.
“Então, para transmitir essa ideia de forma muito clara e direta”, continuou, “cheguei à conclusão de que um único ator interpretaria todos esses personagens diferentes para que o público pudesse entender essa proposta claramente.”
Foi preciso encontrar um ator que tivesse versatilidade suficiente para conseguir realizar essa tarefa. Don McKellar, o outro showrunner de O Simpatizante, disse que Robert Downey Jr. foi uma escolha fácil. E completou: “Queríamos que os personagens fossem diferentes, mas não caricaturalmente distintos uns dos outros. Queríamos ver o homem por baixo, pois esse era o ponto. De alguma forma, eles estão todos conectados.”
Os personagens de Robert Downey Jr. em O Simpatizante são:
Claude: agente da CIA que vira um tipo de mentor do Capitão
Niko: cineasta autoral que está fazendo um filme sobre a Guerra do Vietnã; personagem inspirado em Francis Ford Coppola
Hammer: professor
Ned Godwin: político da Califórnia que tenta se conectar com a população de imigrantes vietnamitas que reside nos EUA
A trama de O Simpatizante
Com o cineasta brasileiro Fernando Meirelles na lista de diretores, O Simpatizante usa como base o livro homônimo vencedor do Pulitzer (obra de 430 páginas, lançada no Brasil em 2017 pela editora Alfaguara). É uma produção em parceria da HBO com a produtora A24.
O Simpatizante aborda temas como amor e traição. O enredo é conduzido por um agente duplo comunista sem nome que se infiltrou no exército sul-vietnamita e conseguiu se refugiar nos EUA depois da Queda de Saigon.
Pessoa de confiança de um general que se recusa a admitir a derrota para os vietcongues, esse “homem de duas mentes” observa o esforço dos refugiados vietnamitas para sobreviver em uma melancólica Los Angeles enquanto secretamente reporta a seus superiores comunistas no Vietnã.
A HBO priorizou contratar atores com ascendência vietnamita ou asiática para a minissérie. Estão no elenco fixo Hoa Xuande (Cowboy Bebop), Fred Nguyen Khan (Transplant), Vy Le, Toan Le e Alan Trong. Como apoio foram escalados Kieuh Chinh e Nguyen Cao Ky Duyen.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br