RECAP

Resumo de Yellowstone: tudo o que aconteceu na parte 1 da 5ª temporada

Drama faroeste retorna ao Paramount+ no domingo (10)
DIVULGAÇÃO/PARAMOUNT
Pôster da série Yellowstone
Pôster da série Yellowstone

1º de janeiro de 2023. Essa data marcou o fim da parte 1 da quinta temporada de Yellowstone. Só agora, no domingo (10), é que o drama faroeste retorna com os episódios finais dessa leva, que também pode ser a última da série. 

Para ajudar o fã do bang bang sensação, o Diário de Séries preparou um resumo especial, destacando o que mais de importante aconteceu nos capítulos anteriores da quinta temporada de Yellowstone. Confira:

John Dutton eleito governador

O fazendeiro John Dutton (Kevin Costner) nunca gostou muito de política. Mas ele percebeu que precisava entrar nesse mundo para proteger os moradores do Estado de Montana de empresários ricos da cidade grade, ávidos para transformar aquele pedaço de terra em um destino turístico. Ele concorreu ao posto de governador de Montana, venceu o pleito e prometeu lutar pela região contra forças de fora.

Isso provocou uma aliança inesperada. John firmou uma parceria, ao menos temporariamente, com Thomas Rainwater (Gil Birmingham), o líder da reserva nativa americana local e seu rival de longa data.

A antecessora de John, Lynelle Perry (Wendy Moniz), tornou-se senadora pelo Estado de Montana. O presidente dos EUA quer instalar dois gasodutos de gás natural nas terras do Estado, ação que potencialmente contaminaria a água potável da reserva indígena. 

John, na cadeira de governador, também causou caos para funcionários antigos do governo, pois não demonstrou interesse em seguir a tradição ou aderir à burocracia política usual. Ele formou sua equipe governamental como bem quis, não esquecendo de priorizar as terras de sua família.

O agora governador também ajudou sua ex-peguete, a ativista ambiental Summer Higgins (Piper Perabo), a sair da prisão e cumprir sentença em prisão domiciliar, logo no rancho Yellowstone. 

Isso causou uma rixa explosiva entre Beth (Kelly Reilly), filha feroz de John, e a namoradinha do papai. Elas protagonizaram uma porradaria daquelas, após constante picuinhas. Ninguém separou a briga estilo vale-tudo; curiosamente, as duas acabaram respeitando uma à outra um pouco mais depois da surra.

A família Dutton

O casamento entre Beth e o vaqueiro Rip (Cole Hauser) atingiu um ponto delicado assim que ele descobriu que a mulher não pode ter filhos; Rip só não sabe o verdadeiro motivo disso.

Eles acabaram acolhendo um adolescente fugitivo, chamado Carter (Finn Little), tratando-o como um filho. Rip não gostou muito da ideia no início, mas aos poucos se aproximou do garoto.

Já Kayce (Luke Grimes), filho de John e irmão de Beth, demonstrou que, claramente, não tem qualquer interesse em administrar os negócios da família. Assim, Beth e Rip assumem a posição de herdeiros do rancho, o que é bastante adequado já que a prioridade máxima do casal é cuidar e proteger o legado Dutton.

Uma tragédia atingiu a jovem família de Kayce novamente, quando a grávida Monica (Kelsey Asbille) e seu filho, Tate (Brecken Merrill), sofreram um acidente de carro grave que fez Monica perder o bebê. John ajudou Monica no processo de cura compartilhando suas próprias lutas pessoais.

Guerra na família Dutton

Beth fez uma jogada brilhante no início da temporada, colocando os 28.000 acres de terra de Montana, que a Market Equities estava tentando assumir, em uma servidão de conservação. Isso foi feito por meio da venda de Beth de sua participação controladora no fundo Schwartz & Meyer sob a condição de que ela manteria o imóvel em sua posse.

Sem saber do que estava rolando por trás, Jamie (Wes Bentley), filho adotivo de John, foi para a cama com uma mulher poderosa da Market Equities, enviada especificamente para derrubar Beth e os Duttons. A advogada Sarah Atwood (Dawn Olivieri) se envolveu com Jamie somente para manipulá-lo.

Sarah se tornou a melhor aliada de Jamie em sua missão de derrubar a família Dutton, um objetivo que fracassou no início da temporada. Jamie foi derrotado e deixou a irmã Beth controlar suas ações por meio de chantagem. Ela sabia a verdade sobre Jamie assassinar seu pai biológico, Garrett Randall (Will Patton), um ato realizado na temporada anterior. Beth usou isso para manter Jamie sob seu controle.

Jamie declarou guerra ao pai adotivo e à irmã iniciando um inquérito de impeachment contra John por meio de seu gabinete como procurador-geral, citando o motivo do impeachment o fato de John abusar de seu cargo para ganho pessoal. 

Em seu anúncio, Jamie disse que seu pai reservou terras indevidamente e bloqueou a construção de um aeroporto que teria beneficiado o Estado de Montana. Os resultados do impeachment foram deixados em aberto, mas parece provável que John possa ser deposto.

A temporada de Yellowstone terminou com Beth e John concordando que era hora de levar Jamie para a estação de trem (onde são enterrados os corpos dos inimigos da família). Devido à saída de Costner da série, parece que Jamie pode se livrar do pai antes que ele e Beth possam matá-lo nesta guerra civil de Duttons.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross