Logo na estreia de The Last of Us, no último domingo (15), a narrativa da série da HBO citou por alto um grupo chamado de Vaga-lumes, mostrando personagens e soltando algumas pistas. A facção defende valores válidos dignos de luta, mas não é tão boazinha assim. Seja como for, essa turma estará presente ao longo do drama zumbi, que é baseado no game homônimo altamente popular.
O Diário de Séries apresenta abaixo uma introdução aos Vaga-lumes. Para tanto, pode ser que role algum spoiler aqui ou ali do que ocorreu em ambos os jogos de The Last of Us. O objetivo, contudo, é apresentar um guia básico para entender melhor esse grupo, sem a exposição de grandes revelações.
Quem são os Vaga-lumes em The Last of Us
A origem dos Vaga-lumes se dá logo após 26 de setembro de 2013, data na qual se iniciou o surto zumbi provocado pelo fungo Cordyceps, que ataca o cérebro das vítimas. A praga toma conta dos Estados Unidos, e o governo local age para controlar o caos, decretando lei marcial.
A atitude ganha as ruas sob o domínio da Fedra (sigla para Administração Federal de Resposta a Desastres), agência governamental com forte poderio militar que detém autoridade e controla várias Zonas de Quarenta espalhadas no território americano. Os Vaga-lumes surgem para contrapor o poder armado da Fedra.
O foco dos Vaga-lumes é acabar com esse regime militar e retomar a democracia. No começo, os rebeldes são batidos facilmente pelo sistema opressor. Mas com o passar do tempo, escassez de comida e intensificação da opressão da Fedra, o número de integrantes do grupo cresce. O contingente de novos soldados e o ódio de parte da população aumentam quando os revolucionários são executados pelos militares.
Paralelo às lutas civis e sociais, os Vaga-lumes também travam uma investida hercúlea para encontrar uma cura para o surto, sem medir as consequências nessa jornada.
Embora cheguem a reunir muita gente e possuírem bastante armamento, os Vaga-lumes são presas fáceis enfrentado a Fedra, fracassando constantemente nos embates contra a força do governo ao tentar assumir controle das Zonas de Quarentena. Isso se deve basicamente pela falta de organização e indisciplina dos rebeldes; de leve, a série já abordou essa instabilidade interna.
The Last of Us conecta o herói da história, Joel (Pedro Pascal), com a líder dos Vaga-lumes, a Marlene (Merle Dandridge), e a garota Ellie (Bella Ramsey), considerada peça-chave no percurso da humanidade em busca de uma cura ao surto zumbi.
Como a série abordou, não dá para confiar 100% nos Vaga-lumes. Vale acompanhar a sequência da história para ver o que acontece. As informações introdutórias aqui apresentadas ajudam a compreender as motivações do grupo rebelde.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br