Atual série líder do top 10 da HBO Max, O.C.: Um Estranho no Paraíso (The O.C.) está em alta no momento em que celebra 20 anos da estreia. Quem está recordando a trama ou descobrindo-a pela primeira vez tem uma ótima pedida no próprio streaming da Warner, opção perfeita para quem curte as aventuras em Newport Beach: a minissérie Quem É Você, Alaska?.
As duas atrações têm o mesmo “pai”. O roteirista e produtor Josh Schwartz é o criador de ambas. Dono de muita experiência em narrativas teens, passando por The Carrie Diaries, Nancy Drew e Gossip Girl (revival), Schwartz conseguiu realizar a dura missão de fazer uma boa e fidedigna adaptação do livro best-seller de John Green, o mesmo de A Culpa É das Estrelas.
Quem É Você, Alaska? foi lançada em 2019 pela plataforma americana Hulu. O drama demorou muito para chegar no Brasil, estreando na HBO Max somente dois anos depois.
No centro da história está o garoto adolescente Miles “Pudge” Halter (Charlie Plummer), cuja habilidade peculiar é conhecer as últimas frases que pessoas famosas disseram antes de morrer. Ele é o novo estudante da rigorosa escola Culver Creek Academy, no interior dos Estados Unidos (no Alabama), e busca ganhar uma perspectiva mais profunda da vida.
Lá, Miles logo de cara faz amizade com seu colega de quarto, Chip “O Coronel” Martin (Denny Love). É ele quem mostra tudo de importante sobre a academia e o apresenta a Alaska Young (Kristine Froseth). A jovem estudante chama a atenção do novo aluno encabulado, brotando a chama de esperança de um provável romance.
Por que Alaska é hipnotizante? Miles tenta decifrar isso ciente de que ela tem um namorado, o universitário Jake (vivido pelo ator brasileiro Henry Zaga). Porém, a amizade entre os dois tem um algo a mais, restando apenas saber até onde isso vai levar, se para águas suaves ou implacável tormenta.
Mais pesada e intensa do que The O.C., Quem É Você, Alasca? examina questões delicadas vividas por adolescentes, como a busca por identidades, relacionamentos amorosos frustrantes, lealdade, preparação para o futuro como adultos, traumas, morte… A narrativa faz tudo isso muito bem, sem ser condescendente.
O magnetismo de Kristine Froseth reforça o apelo da minissérie. A jovem atriz (hoje com 26 anos) caiu como uma luva na pele de Alaska. Caso porventura as tramas paralelas não sejam atraentes ao telespectador, a jornada da protagonista é suficiente para cruzar a linha de chegada. Mas prepare-se para uma montanha russa de emoções, típicas da inconsequência juvenil.
Na comunidade dos amantes de livros, Quem É Você, Alaska? está no rol das ótimas adaptações, tão boa ou até melhor do que a obra física. Ela também se sobressai na comparação com 13 Reasons Why (Netflix), por ser mais equilibrada e sensível ao dissecar assuntos espinhosos da fase adolescente.
Outro trunfo de Quem É Você, Alaska? é o final absolutamente impactante. Emoções e sentimentos são empilhados gradativamente, episódio após episódio, até o desfecho arrebatador. Nada como uma série que consegue concluir com primor a sua própria história.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br