PRODUÇÃO CARA

Quem doa para The Chosen precisa saber: quanto custa uma temporada da série?

Drama religioso é realizado à base de vaquinha
DIVULGAÇÃO
Jonathan Roumie na 4ª temporada de The Chosen
Jonathan Roumie na 4ª temporada de The Chosen

A série The Chosen é especial por um fator: é bancada por doações. O dinheiro é essencial não só para a produção dos episódios, mas também para a atração ser disponibilizada de graça no streaming/app oficial do drama religioso; os dois primeiros episódios da quarta temporada vão ser lançados em português, com dublagem e legenda, nesta segunda-feira (24)

Agora, quem tira dinheiro do bolso para apoiar esse projeto precisa saber: quanto custa uma temporada da série? Não é nada barato, vale ressaltar. Afinal, é uma produção caprichada, sem dever nada àqueles grandes projetos hollywoodianos. Segundo Dallas Jenkins, criador e showrunner de The Chosen, a atual quarta temporada custou US$ 40 milhões (R$ 217 milhões).

Em entrevista para o site The Hollywood Reporter, Jenkins afirmou que, apesar de a série ser um sucesso em todo o mundo e estar presente em várias plataformas pagas de streaming, como a Netflix, os doadores são essenciais para manter a máquina funcionando. Isso até surgir um acordo lucrativo de exclusividade com alguma plataforma.

“Os acordos de licenciamentos que temos com os streamings não são tão valiosos assim”, comentou o showrunner. “Não é muito dinheiro porque eles não têm os direitos exclusivos. Até surgir um contrato desse tipo, exclusivo, ou até que alguma plataforma adquira a primeira janela de exibição, ainda teremos que contar com as doações.”

Como The Chosen não tem um grande estúdio por trás, “precisamos gerar nosso próprio lucro”, destacou Jenkins. Isso para não apenas financiar as gravações em si, mas custear toda a produção e pagar os 65 funcionários que trabalham em todas as frentes da atração. 

Uma solução para gerar mais dinheiro foi apostar no cinema. Com a quarta temporada especificamente, a exibição foi especial por ter sido a apresentação dos episódios inéditos em primeira mão, antes de serem lançados no streaming/app oficial, isso por causa de uma briga (já resolvida) nos bastidores

E essa empreitada deu muito certo em vários lugares do mundo. No Brasil, a quarta temporada de The Chosen, com os dez episódios exibidos na telona, arrecadou cerca de 18 milhões de reais em bilheteria.

Justamente contando com o montante que não para de vir das doações, a quinta temporada do drama religioso está sendo produzida, com os trabalhos da sexta iniciando logo na sequência. O plano de Jenkins é concluir a narrativa de The Chosen na sétima temporada.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross