A rede NBC aprovou a série Dr. Wolf, mais um drama médico da TV americana. O diferencial dessa atração, protagonizada por Zachary Quinto (Heroes, American Horror Story), é ser baseada em histórias reais retiradas do trabalho do famoso neurologista britânico Oliver Sacks (1933-2015), que revolucionou a forma como a medicina é enxergada, seja por pacientes, profissionais da saúde ou público em geral.
Zachary Quinto é quem vai interpretar Sacks, que na trama ganhou outro nome: Oliver Wolf. O neurologista e sua equipe de estagiários/residentes exploram a última grande fronteira, a mente humana, ao mesmo tempo em que lutam com seus próprios relacionamentos e saúde mental.
Dois livros escritos por Oliver Sacks servem de alicerce para Dr. Wolf, ambos disponíveis no Brasil, publicados pela editora Companhia das Letras: O Homem que Confundiu sua Mulher Com um Chapéu e Um Antropólogo em Marte.
Não há previsão de estreia de Dr. Wolf, isso por causa da greve dos atores de Hollywood que ainda está em andamento, prestes a completar cem dias. Só depois do fim da paralisação é que a série começar a rodar.
Dedicado à neurologia durante quase 50 anos de vida, Sacks se destacou por escrever obras nas quais compartilha experiências vividas por seus pacientes. Dessa forma, qualquer pessoa passou a ter acesso a compreender como alguém lida com determinada patologia.
O médico fez esses relatos de forma simples, usando uma linguagem mais acessível do que aquela pautada por termos mais familiares ao iniciado em medicina. Ele compartilhou com o leitor leigo certos mundos que de outro modo permaneceriam desconhecidos ou restritos aos especialistas.
Dr. Wolf está em desenvolvimento desde 2018, ganhando vida agora com a parceria entre os estúdios de televisão da Warner Bros. e Universal. Greg Berlanti (Supergirl, Flash), um dos maiores produtores de séries da TV americana da atualidade, está por trás desse projeto.
Ao longo dos anos, foram várias tentativas de adaptar a história de Oliver Sacks ou algum de seus casos para a TV. Uma vez que quase surgiu uma série foi em 2019, na rede Fox, mas não chegou a ser gravada.
Em 1990, o livro Tempo de Despertar serviu de base para o elogiado filme homônimo encabeçado por Robin Williams e Robert De Niro.
Leia as sinopses dos livros que sustentam a série Dr. Wolf:
O Homem que Confundiu sua Mulher Com um Chapéu: o livro traz pacientes que, imersos num mundo de sonhos e deficiências cerebrais, preservam sua imaginação e constroem uma identidade moral própria. Relatos clínicos são intencionalmente transformados em artefatos literários, mostrando que somente a forma narrativa restitui à abstração da doença, desvelando novas realidades para a investigação científica e problematizando os limites entre o físico e o psíquico.
Um Antropólogo em Marte: o que têm em comum o pintor que, em decorrência de um acidente, passa a enxergar o mundo em preto e branco, o rapaz cujas únicas lembranças se restringem ao final dos anos 60 e o exímio cirurgião tomado por todo tipo de tiques (verbais e físicos) na vida cotidiana? Para Oliver Sacks, esses não são apenas casos clínicos extraordinários. Antes de mais nada, eles dizem respeito a indivíduos cujas vidas, pressionadas por situações-limite (por vezes trágicas, em geral dramáticas), podem nos ajudar a compreender melhor o que somos.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br