ASSASSINA DO MACHADO

Por que 2 séries sobre o mesmo true crime foram produzidas simultaneamente?

O crime real contado em Amor e Morte (HBO Max) e Candy (Star+)
DIVULGAÇÃO/HBO MAX
Cartaz de Amor e Morte, atração da HBO Max
Cartaz de Amor e Morte, atração da HBO Max

Forte candidata ao Emmy de 2023, a minissérie Amor e Morte (HBO Max) estreou no mês passado contando a mesma história real de outra atração, chamada de Candy (Star+), lançada há um ano. Ambas as produções foram feitas simultaneamente, contando o notório caso da assassina do machado. Dá para colocar na conta da pura coincidência essa situação inusitada.

As duas minisséries americanas traçam os mesmos passos, acompanhando a dona de casa Candy Montgomery que, em 1980, matou a amiga e vizinha Betty Gore com 41 golpes de machado. Candy tinha um caso com o marido de Betty, Allan. Em Amor e Morte, o papel de Candy ficou com Elizabeth Olsen. Já em Candy, Jessica Biel encarnou a assassina.

Na première oficial de Amor e Morte, a diretora e produtora executiva do drama, Lesli Linka Glatter, comentou sobre a coincidência do mesmo true crime ser feito simultaneamente, quase como se houvessem duas realidades paralelas.

“Foi uma grande surpresa, porque estávamos há dois meses gravando Amor e Morte quando descobrimos que eles estavam contando a mesma história. Nós compramos os direitos de artigos e de um livro sobre o caso, por isso ficamos surpresos. Mas [o caso] é de domínio público, então não havia muita coisa que podíamos fazer.”

Pôster de Candy, com Jessica Biel
Pôster de Candy, com Jessica Biel

Ela tem razão, mas há um detalhe. Efetivamente, Candy nasceu primeiro. A plataforma Hulu, em parceria com os estúdios 20th Television e Universal Content, confirmou a produção da minissérie em dezembro de 2020. Amor e Morte, assinada pela Lionsgate Television, foi anunciada em maio de 2021.

Agora, de fato os trabalhos de gravação de Amor e Morte começaram antes (setembro de 2021) do que Candy (dezembro do mesmo ano).

Menos mal que o destino reservou funções diferentes para cada atração, por mais que seja a encenação do mesmo crime. Candy foca mais no caso propriamente dito, adentrando na investigação policial e no desenrolar jurídico, transitando entre várias linhas do tempo ao longo dos episódios. 

Por sua vez, Amor e Morte é linear, no modelo mais padrão, focada nos personagens. “Não é um mero drama sobre um true crime”, destacou Lesli, falando da série que dirigiu. “Estava mais interessada nas motivações [do crime] do que como aquilo aconteceu”.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross