OSTRACISMO

Por onde anda Simon Baker, astro da série The Mentalist?

Ator aparece irreconhecível em dois novos projetos
DIVULGAÇÃO/CBS
Simon Baker em cartaz de The Mentalist
Simon Baker em cartaz de The Mentalist

Sempre lembrado pelo papel de Patrick Jane em The Mentalist (2008-2015), o ator australiano Simon Baker saiu do ostracismo recentemente. O que o tirou para valer da vida pacata, longe dos holofotes da indústria do entretenimento, foram dois projetos bem distintos: a série Garoto Devora Universo (Netflix) e o filme Limbo (indisponível no Brasil), ambas produções australianas. 

Em cada uma delas, Baker mergulhou tanto no personagem que recebeu, passando por uma mudança visual drástica, que fica difícil de reconhecê-lo. Esses dois trabalhos fogem um pouco da máquina pasteurizada do audiovisual que visa o lucro e o engajamento. Por isso, ele encarou a dobradinha. 

O filme independente Limbo veio primeiro, lançado na Austrália há um ano e que só agora ganha os cinemas ao redor do mundo. Para esse papel, Baker aceitou fazer tudo o que o cineasta Ivan Sen pediu, como passar a máquina no cabelo e deixá-lo bem curto, usar barba e colocar umas tatuagens (provisórias) no corpo.

A proposta de Limbo é mostrar para o grande público um retrato da vida dos indígenas australianos, chamados de aborígenes. Simon Baker interpreta o detetive Travis Hurley, que visita uma pequena cidade do deserto da Austrália para tentar resolver um caso não solucionado de uma aborígene assassinada há 20 anos. Ele, então, descobre verdades inconvenientes sobre como os indígenas australianos são tratados.

Simon Baker no filme Limbo (à esq.) e na série Garoto Devora Universo
Simon Baker no filme Limbo (à esq.) e na série Garoto Devora Universo

Já em Garoto Devora Universo (2024), Simon aparece com barba também, um look bem distante da aura quase angelical de The Mentalist. Aqui, ele dá vida a Robert Bell, problemático pai de Eli (Felix Cameron), o garoto titular da trama. Essa foi a primeira série feita pelo ator em nove anos, desde o fim de The Mentalist.

Durante entrevista para a rede australiana Nine, ele explicou o motivo de ter rompido tamanho jejum. “O que ajudou foi o fato de eu não ser o responsável por carregar a série no meu ombro”, comentou. “É ótimo fazer parte de um elenco, ser pequena parte de uma história grande.”

Baker também falou que não é nenhuma proposta que vai tirá-lo de casa (mora na Austrália há anos): “Não existem tantas oportunidades assim na qual é possível mergulhar mais a fundo em um personagem, explorá-lo com mais detalhes. E é isso o que tenho procurado mais recentemente em minha carreira.”

O ator de 54 anos tem dois projetos engatilhados, ambos sem previsão de lançamento. Na TV, ele faz parte do elenco da minissérie O Caminho Estreito para os Confins do Norte, do Prime Video, com Jacob Elordi, o Nate de Euphoria, no papel de protagonista. No cinema, Baker completa o time de atores do filme Klara and the Sun, liderado pela dupla Jenna Ortega e Amy Adams.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross