Prelúdio de O Senhor dos Anéis, a badalada série Os Anéis de Poder teve uma audiência real não satisfatória. De acordo com números internos do Prime Video, obtidos pelo site The Hollywood Reporter, apenas 45% do público internacional que começou a assistir ao drama fantasioso chegou até o final. Nos Estados Unidos, essa taxa foi ainda menor, de 37%.
Executivos do streaming da Amazon tratam atrações que atingem o patamar de 50% como sólidas, mas longe de ganharem o rótulo de resultado espetacular. No caso de Os Anéis de Poder, tem de se considerar o fato de ser a série mais cara já feita, com a primeira temporada saindo por US$ 715 milhões (R$ 3,62 bilhões), soma do custo da produção + aquisição dos direitos de adaptação.
Outro sinal de alerta acerca de Os Anéis de Poder que preocupa pessoas de dentro do Prime Video foi o desempenho fraco da atração nas premiações organizadas pelos sindicatos hollywoodianos (atores, diretores, roteiristas…). Só veio uma única indicação desse recorte, e foi para a equipe de dublês no SAG Awards (atuação).
Em contrapartida, Os Anéis de Poder foi bem nas premiações técnicas, com três conquistas: direção de arte, efeito visual e efeito de simulação. Também pudera, com tanto dinheiro gasto… A expectativa é que a produção consiga múltiplas indicações nos prêmios técnicos do Emmy, ao mesmo tempo que deve ser preterida nas principais categorias.
Oficialmente, o Prime Video refuta qualquer crise em Os Anéis de Poder. Para a própria The Hollywood Reporter, Jennifer Salke, chefe do Amazon Studios, teve isso a dizer: “Esse desejo de pintar a série [Os Anéis de Poder] como algo menos do que um sucesso não reflete nenhuma conversa que temos internamente”, afirmou.
No final do ano passado, em entrevista ao site Deadline, Vernon Sanders, presidente Global de TV do Amazon Studios, disse algo na mesma linha, cravando: “[Os Anéis de Poder] foi um tremendo sucesso para nós. A série teve um desempenho incrivelmente bom no mundo inteiro. É de longe a nossa maior série já feita, o programa mais lucrativo que lançamos”.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br