Apesar da audiência cambaleante na segunda temporada, Os Anéis de Poder não deve chegar ao fim tão cedo. O Prime Video está comprometido em continuar com a série até a conclusão ideal determinada quando a atração foi concebida. De acordo com informações do site The Hollywood Reporter, a ideia é encerrar a trama após cinco temporadas.
Em uma situação normal, os planos de continuidade seriam revistos. Afinal, trata-se de uma das séries mais caras já feitas na história da TV. O ibope, no mínimo, deveria corresponder ao investimento feito. Até este momento, o prelúdio de O Senhor dos Anéis registra audiência abaixo do esperado, menos visto até do que um reality show mórmon.
Fato é que a terceira temporada está sendo desenvolvida, mesmo sem o anúncio oficial de renovação divulgado pelo Prime Video. O plano de fazer as cinco temporadas, quantia entendida pela equipe criativa como a ideal para terminar a história adequadamente, segue firme e forte. Ao menos essa é a postura da boca para fora, a que ecoa pelos corredores da Amazon.
É compreensível se, a portas fechadas, o papo for outro. Por mais que o Prime Video tenha o apoio financeiro da Amazon, uma das empresas mais valiosas de todo o mundo, a gastança tem limite, pois nenhuma empresa sobrevive somente investindo centenas de milhões de dólares sem um retorno digno.
Um sinal de preocupação para Os Anéis de Poder é a fuga do público em comparação com a primeira temporada. Dados da Luminate, firma especializada na medição de ibope em streamings, apontam que a audiência da série fantasiosa caiu mais de 50%; o padrão é que os números cresçam conforme novos episódios são lançados.
No geral, Os Anéis de Poder segue entre as séries mais vistas de toda a história do Prime Video. Porém, divide espaço ou fica atrás de outras produções cujos orçamentos são mais modestos, como Reacher e The Boys.
Se o cenário não mudar, o prelúdio de O Senhor dos Anéis pode realmente atingir a quinta temporada e cruzar a linha de chegada pelos próprios termos. Entretanto, não conseguirá alcançar tal objetivo sem um corte de gastos, o que pode diminuir a qualidade do produto e piorar ainda mais os números do ibope.
O caminho pela frente não será nada fácil para a série tão badalada. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br