Em ação fora do comum, redes sociais do streaming Star+ publicam opiniões favoráveis sobre O Rei da TV, série sobre a vida de Silvio Santos, para rebater as críticas negativas. A estratégia tem como objetivo tentar amenizar a onda forte de avaliações detonando a produção, vindas da imprensa, do público e dos familiares do apresentador dono do SBT.
Há dez dias, O Rei da TV estreou no Star+. A proposta do drama é narrar a trajetória do empresário durante três fases da vida, da década de 1940 até o final dos anos 1980. Pega-se aí o caminho percorrido por ele de um simples camelô até virar um nome lendário da TV brasileira.
A série não é oficial. Ou seja, não teve consulta de parentes ou do próprio Silvio Santos. Isso acaba sendo um ponto positivo da atração: por não ser chapa-branca, tem liberdade para contar histórias “podres” de Silvio Santos que não iriam ao ar se passassem pelo crivo da família.
Após o lançamento de O Rei da TV, o clã Abravanel entrou em cena na praça pública e criticou a série. Daniela Beyruti, filha número três de Silvio Santos, escreveu no Instagram: “Assisti a um episódio e não vou assistir mais. Me perguntei: Quem produziu isso? Com que intuito? História mal contada, tantas inverdades e personagem arrogante. Um Silvio Santos que ninguém conhece nem conheceu. Lamentável.”
Já Silvia Abravanel, a filha número dois, disse: “Tentei assistir e me deu até medo, dos personagens ao enredo. Uma lástima. Realmente a impressão que dá é que foi de maldade, principalmente com a história do nosso pai e da nossa família. Nota menos 100.”
Pessoas que convivem (e conviveram durante décadas) com Silvio Santos também ecoaram a visão dos parentes. A apresentadora Christina Rocha se posicionou, também no Instagram: “Essa série exagerou em elementos ficcionais que não condizem com o Silvio Santos que conheço há mais de 30 anos”. Já o cabeleireiro Robson Jassa alertou: “É triste deixar para novas gerações um versão de um Silvio que não existiu.”
Críticas de O Rei da TV, série sobre Silvio Santos
As redes sociais do Star+ começaram a publicar postagens positivas de O Rei da TV de quarta-feira (26) para cá. A primeira escolhida foi do site Jovem Nerd, com o seguinte comentário: “Diverte com atuações brilhantes e roteiro ousado”. No texto do post, o streaming pergunta: “Com críticas tão incríveis, será que a imprensa vai nos dar um TROFÉU?”
Na última sexta-feira, foi a vez de colocar em evidência o Omelete, que avaliou: “Roteiro divertido e repleto de referências”. O Star+ acrescentou: “A crítica já aprovou O Rei da TV!”
A sequência de posts com elogios continuou no domingo, destacando uma review do site Estação Nerd: “Uma produção íntima que revela o lado mais humano de Silvio Santos.”
Claro, as escolhas do time das redes sociais do Star+ são seletivas. Não vão ser destacados comentários detonando a série. O que faz do registro “a crítica já aprovou”, minimamente, questionável.
O Star+ não dará destaque, por exemplo, ao review do site NaTelinha: “série tosca, caricata e uma perda de tempo. Silvio Santos ganha uma biografia de qualidade duvidosa”.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br