Ensino importante retirado de obra de Simone de Beauvoir tem tudo a ver com Treta, comédia furiosa da Netflix que aborda questões como raiva e existencialismo. O criador da série, Lee Sung Jin, pegou emprestado frases famosas de pessoas influentes, como a ativista Betty Friedan e o autor Franz Kafka, para dar nome aos episódios. A lendária filósofa francesa inspirou o título de um capítulo-chave para a narrativa, o oitavo.
Batizado de O Drama da Escolha Original, o episódio mergulha no passado dos protagonistas de Treta, Danny Cho (Steven Yeun) e Amy Lau (Ali Wong), do nascimento à vida adulta. Essa investigação sobre como foram criados e passaram a enxergar o mundo oferece ao espectador mais claridade sobre as razões de eles estarem presos nas próprias escuridões.
No livro Por Uma Moral da Ambiguidade (1947), Simone de Beauvoir fala exatamente da ideia de como nós ficamos presos no chamado efeito dominó. Para ela, as escolhas que fazemos hoje são predestinadas pelo nosso respectivo passado e ambiente em que fomos criados.
“O drama da escolha original é que ela opera instante a instante pela vida inteira”, diz trecho do livro de Simone. “E ela opera sem razão, antes de qualquer razão. É que a liberdade nela só está presente sob a figura da contingência [possibilidade de alguma coisa acontecer ou não].”
Os temas tratados em Por Uma Moral da Ambiguidade se encaixam como uma luva na jornada tanto de Danny quanto de Amy. Por mais que sejam rivais, são mais do parecidos do que querem crer.
As condições de vida de ambos são distintas, mas o comum entre eles é a raiva que deixam tomar conta de si. A raiz disso é explicada nesse episódio.
Simone fala sobre como a escolha moral é livre, essencialmente. Por ser livre, é imprevisível. Contudo, “a criança não contém a pessoa que ela se tornará. Entretanto, é sempre a partir do que foi que uma pessoa decide sobre o que quer ser”, argumenta.
Com muita sagacidade e humor afiado, Treta diverte e incita várias provocações sobre como lidar com nós mesmos e com o outro. Essa base filosófica que sustenta a trama dá mais corpo a ela, levando a comédia para um patamar além do entretenimento.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br