O Afroverso, universo cinematográfico das séries produzidas pela AfroReggae Audiovisual, se expande com O Jogo que Mudou a História, drama baseado em história real que ganha episódios inéditos no Globoplay toda quinta-feira (até 11 de julho). A mais nova atração da família tem conexões diretas com A Divisão e Arcanjo Renegado, também disponíveis no Globoplay e com assinatura da AfroReggae.
No caso, O Jogo que Mudou a História apresenta versões mais jovens de personagens vistos pelo público em A Divisão e Arcanjo Renegado, isso pelo fato de a nova trama ser ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1970 e 1980.
Detetive de A Divisão, Roberta (vivida por Natália Lage), surge dez anos antes dos acontecimentos da série de origem da personagem, na qual trabalha com Santiago (Erom Cordeiro) e Mendonça (Silvio Guindane), na DASS (Divisão Antissequestro da Polícia do Rio de Janeiro). Roberta é eficiente e perspicaz, porém corruptível.
Três personagens de Arcanjo Renegado estão presentes em O Jogo que Mudou a História. O tenente Gabriel (Leonardo Brício) dá às caras em outro momento de sua vida, quando inicia a trajetória dentro da polícia. Ele passa anos na corporação e, no futuro, assume o posto de coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, se tornando um vilão.
O sargento Afonso (Marcello Melo) também marca presença, homem que dá o sangue pela polícia, servindo de inspiração para seus dois filhos, que seguiram a mesma profissão. Ele é pai de Mikhael (Marcello Melo Jr.), protagonista de Arcanjo Renegado.
Tem ainda a Irmã Emily (Alli Willow), freira da Pastoral Carcerária que presta serviços no presídio de Ilha Grande na trama de O Jogo que Mudou a História. Ela nasceu nos Estados Unidos e luta pelos direitos dos presos há quase duas décadas. Possui sentimentos confusos por Belmiro (Jailson Silva), que põem em xeque sua aptidão para o hábito. Em Arcanjo Renegado, a Irmã Emily é retratada mais velha, em uma missão na Amazônia.
Trama de O Jogo que Mudou a História
A narrativa da série faz uma viagem no tempo para contar como surgiram facções reais e o crime organizado no Rio de Janeiro.
São três as favelas nas quais a trama se desenvolve, as fictícias Padre Nosso, Parada Geral e Morro da Promessa. O público acompanha como uma guerra de dentro do presídio de Ilha Grande, outro cenário em destaque, se estende pelo trio de favelas e invade até mesmo o campo de futebol, em uma fatídica partida.
Diferentes tramas se entrelaçam e a trajetória dos múltiplos personagens, heróis e anti-heróis, oscila em conflitos internos e externos.
Leia no Diário de Séries: Conheça elenco e personagens da série O Jogo que Mudou a História
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br