REPRODUÇÃO
Plano com anúncios da Netflix já enche o bolso da empresa
Pouco mais de um mês após lançar o plano com anúncios no Brasil, a Netflix já fatura com essa alternativa mais barata e atrai nomes importantes do mercado publicitário. A gigante do streaming fechou cinco cotas com empresas de peso: Volkswagen (indústria automobilística), Havaianas (calçados), BRF (alimentos), Bradesco Seguros (seguradora) e Cielo (serviços financeiros). A informação é da coluna Radar, na edição desta semana da revista Veja.
Se até pouco tempo atrás a Netflix jurava que nunca iria abrir a porta para a publicidade dentro da plataforma, crise financeira e perda de assinantes jogaram esse princípio para debaixo do tapete. E isso é um caminho sem volta no mundo dos streamings, registra-se. Com exceção do Apple TV+, bancado pela trilionária Apple, todos os serviços desse ramo vão ter de oferecer ao público um pacote mais barato e com anúncios.
No Brasil, o tal plano foi lançado em 3 de novembro. A gigante do streaming batizou essa nova opção de assinatura de Básico com Anúncios. O preço é de R$ 18,90 por mês, e o acesso ao conteúdo da plataforma é limitado.
Quem estiver pensando em assinar esse plano precisa considerar várias coisas. A qualidade do vídeo é reduzida, de apenas 720p/HD, inferior ao modelo padrão. São de 4 a 5 minutos de comerciais a cada hora assistida. Não há opção de download. E cada anúncio tem duração de 15 a 30 segundos, exibidos antes e durante o programa escolhido.
O valor do plano Básico com Anúncios é apenas sete reais mais barato do que a opção mais em conta disponível atualmente, cuja máxima resolução possível é pior ainda (480p). Em comparação com o pacote Padrão, o plano recém-criado sai por menos da metade do preço.
A Netflix almeja, primeiramente, duas coisas com o plano Básico com Anúncios: atrair novos assinantes e segurar aqueles insatisfeitos por acharem os atuais preços salgados demais.
O mercado publicitário abraça em peso essa iniciativa, pela possibilidade de alcançar milhões e milhões de pessoas com uma publicidade direcionada similar à vista na internet, diferente da forma tradicional da TV. As cinco cotas já vendidas provam isso.
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br