DIVULGAÇÃO/BBC/NETFLIX
Jodie Whittaker em Doctor Who (à esq.) e Aimee Lou Wood em Sex Education
A Netflix confirmou a produção de Toxic Town, minissérie britânica de quatro episódios que une Jodie Whittaker (Doctor Who) e Aimee Lou Wood (Sex Education). Sinistra, a trama é baseada na história real do envenenamento da cidade de Corby, tido como um dos maiores escândalos ambientais de toda a história do Reino Unido.
Toxic Town aborda a vida em comunidade, com foco em três mães que enfrentam uma luta de Davi e Golias por justiça. O caso trata do derramamento irregular de lixo tóxico, resultando em uma batalha jurídica tremenda.
Após o fechamento de uma das maiores siderúrgicas da Europa em meados dos anos 1980, o município de Corby demoliu o local como parte do programa de regeneração urbana, que envolvia o descarte de resíduos, em caminhões abertos, transitando em áreas povoadas. Cerca de 200 veículos faziam o transporte todos os dias.
Na virada da década, a cidade de Corby passou a reportar muitos bebês recém-nascidos com algum tipo de problema, taxa três vezes maior do que às de crianças nascidas nas adjacências. Então, 18 famílias entraram com uma ação judicial, que acabou vitoriosa no Supremo Tribunal do Reino Unido, em 2009. Um acordo foi feito um ano depois.
Toxic Town é um exemplo de como a Netflix dribla a greve que paralisa Hollywood. A produção pode ser gravada, marcada para começar no final deste mês, sem qualquer problema por causa das filiações do elenco serem com o sindicato dos atores britânicos, o Equity, não tendo nenhuma conexão com as leis trabalhistas dos Estados Unidos.
Roteirista de His Dark Materials, Jack Thorne lidera a equipe criativa de Toxic Town. O elenco ainda conta com Robert Carlyle (Trainspotting), Brendan Coyle (Downton Abbey) e Rory Kinnear (A Diplomata).
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br