SAIBA TUDO

Netflix passa a cobrar por compartilhamento de senha no Brasil; veja o preço

Entenda os principais pontos da nova estratégia da gigante dos streaming
REPRODUÇÃO
Netflix fecha cerco e quer ganhar um dinheirinho
Netflix fecha cerco e quer ganhar um dinheirinho

A partir desta terça-feira (23), a Netflix fecha o cerco contra o compartilhamento indevido de senha em território brasileiro. Fazendo valer ao pé da letra o que está dito nos Termos de Uso da plataforma, a empresa vai cobrar por acesso de pessoas que não moram na residência do assinante titular. O preço para ceder a senha a um forasteiro é R$ 12,90/mês.

Os assinantes que se enquadram nessa violação estão recebendo um e-mail da gigante do streaming, que avisa: “A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem.”

O recado fala para a pessoa assinante checar “quem está usando sua conta”, verificando os aparelhos conectados. A Netflix pede que seja encerrada “a sessão dos aparelhos que não deveriam ter acesso e, se necessário, altere sua senha”. O caminho para fazer isso é: vá até seu perfil na plataforma > conta > gerenciar acesso e aparelhos.

A saída para quem quiser compartilhar a senha da Netflix com pessoas de fora da residência é adquirir um acesso extra por R$ 12,90/mês.

O Brasil entra nesse cerco junto com os Estados Unidos. Isso após esse sistema ser implementado em outros países, como Portugal, Espanha, Canadá e Chile.

Quem não seguir esse protocolo e continuar compartilhando a senha de forma ilegal, pode sofrer bloqueios na plataforma.

É importante reforçar que compartilhar o login de acesso à Netflix com alguém fora do domicílio do titular da conta é uma violação dos Termos de Uso, que diz:  “O serviço Netflix e todo o conteúdo acessado por intermédio do serviço Netflix destinam-se exclusivamente para uso pessoal e não comercial, portanto, não podem ser compartilhados com pessoas de fora da sua residência, exceto se o seu plano de assinatura permitir.” (versão brasileira e atualizada, 5 de janeiro de 2023).

Tire suas dúvidas sobre o compartilhamento de senha da Netflix:

O que é residência Netflix?

A gigante do streaming usa muito a expressão “residência Netflix” ao tratar desse assunto de compartilhamento de senha. Então, é preciso entender o que é isso. Para o serviço, “uma conta Netflix só pode ser compartilhada em uma residência (pessoas que moram com o titular da conta)”. É importante entender isso antes de seguir adiante.

Como a Netflix identifica o acesso na conta?

“Usamos informações como endereços IP, IDs de dispositivos e atividade da conta em aparelhos conectados à conta Netflix”, diz a empresa. O IP (Internet Protocol) é no mundo online como se fosse a identidade de uma pessoa. Serve para identificar um dispositivo na internet ou em rede local.

Como compartilhar a senha da Netflix?

A Netflix promete que vai capturar qualquer aparelho (device, como chamam) que acessar a sua conta da Netflix fora da residência. Nesse caso, o conteúdo será bloqueado até que uma verificação seja feita, para a plataforma “confirmar que o aparelho que usa a conta está autorizado para isso.”

Verificar aparelhos para acessar a Netflix

Quando alguém acessar a sua conta em um aparelho não associado à sua “residência Netflix”, a plataforma vai enviar um link para o email ou celular vinculado à conta do titular da assinatura. O link abre uma página com um código de verificação de quatro dígitos. O código precisa ser inserido no aparelho em que foi solicitado dentro de 15 minutos.

Vai ter cobrança por compartilhamento de senhas?

A Netflix não faz cobranças automáticas caso compartilhe sua conta com alguém que não more com você”, essa é a informação oficial da empresa. A cobrança segue o modo pague-para-ver.

Como acessar a Netflix fora de casa?

Contanto que o aparelho que está sendo usado para assistir à Netflix esteja utilizando a conexão de internet da residência do titular da conta, a verificação não será solicitada. O titular da conta, ou quem mora com essa pessoa, não precisará verificar o aparelho (na maioria das vezes).

Se o aparelho for utilizado por muito tempo fora da rede da residência, aí a verificação será pedida. A Netflix fará isso para confirmar se o aparelho tem a devida autorização para usar a conta.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!