Logo após completar dez anos, Orange Is the New Black foi usada como exemplo de como o modelo de negócios das plataformas de streamings se aproveita dos artistas, dando razão à greve dos atores declarada na última quinta-feira (13). Várias atrizes revelaram que receberam da Netflix somente o pagamento mínimo permitido pela lei para atuar na série aclamada, que chegou a ser a mais vista de toda a história da empresa do tudum.
Dez delas deram depoimentos, algumas sob anonimato, ao site The New Yorker. Emma Myles, intérprete da detenta Leanne Taylor durante seis temporadas de Orange, disparou: “Eles [Netflix e produtora Lionsgate] pagavam a nós o absoluto mínimo que podiam, sem negociação.”
No caso, há dez anos, o salário mínimo por episódio, de acordo com a escala do sindicato dos atores (SAG), era US$ 900. Esse foi o pagamento recebido pelas atrizes do elenco classificadas como “convidadas especiais de apoio”, patamar abaixo das atrizes recorrentes, por sua vez atrás das integrantes do elenco fixo.
Atrizes do elenco fixo de Orange Is the New Black chegaram a receber US$ 200 mil por episódio cada; e não mais do que US$ 15 mil/episódio ao elenco coadjuvante.
A situação das atrizes que embolsaram o salário mínimo era se firmar em outro emprego para ter condições de pagar os boletos e sobreviver. Todas mantinham bicos.
Elas citaram o tópico dos residuais, valor repassado ao longo dos anos pelos streamings, espécie de direito de imagem. O dinheiro vindo desse caminho é irrisório, ainda mais se comparado com o modelo tradicional da TV americana.
Emma, por exemplo, disse que recebeu apenas US$ 20 de residuais neste ano; ela apareceu em 53 episódios de Orange. Ao mesmo tempo, ela ganha cerca de US$ 600/ano por ter participado de quatro episódios de Law & Order: SVU, atração da rede americana NBC e distribuída de todo jeito ao redor do mundo.
E tem o caso de Kimiko Glenn, a detenta Brook Soso que atuou em 44 episódios. Ela fez questão de fazer um vídeo, postado no TikTok, mostrando o pagamento que recebeu (residuais) pelo trabalho em Orange Is the New Black: US$ 27,30.
Beth Dover, a executiva Linda Ferguson de grande destaque na reta final da trama, falou a real para a New Yorker: “Eles diziam [na época para nós]: ‘Olha, não podemos pagar muita coisa para vocês porque nós estamos ganhando migalhas’. Mas aí a Netflix informa aos seus acionistas que nunca obteve tanto dinheiro. Não fomos compensadas de maneira justa.”
Dito isso, o executivo Ted Sarandos, co-CEO e chefe de conteúdo da Netflix, fechou o ano de 2022 com salário de US$ 20 milhões (fora os US$ 28,5 milhões vindo da opção de ações da empresa).
Um dos pontos defendidos pelo sindicato dos atores, atualmente em greve, é corrigir essa discrepância de valores e reformular o sistema de pagamento dos streamings, aumentando consideravelmente o repasse dos residuais.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
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