INTERFACE DO USUÁRIO

Netflix é eleita a plataforma mais fácil de usar; Prime Video é a pior

Ambas as plataformas estão há dez anos no mercado (mas só uma é líder em inovação)
REPRODUÇÃO
Netflix é o streaming com a melhor interface do mercado
Netflix é o streaming com a melhor interface do mercado

Qual streaming tem a melhor UI (interface do usuário) do mercado? A Netflix é a plataforma melhor avaliada quando o assunto é facilidade de uso. É o que mostra um levantamento feito pelo site Variety com 40 pessoas da alta prateleira de Hollywood, de executivos proeminentes a showrunners renomados. Nessa pesquisa, o Prime Video foi o serviço mais detonado. Lembrando: ambas as plataformas estão no mercado há dez anos.

O objetivo da investigação não é concluir qual streaming tem o melhor catálogo. O foco é na experiência do assinante na navegação pela interface. É fácil achar determinada atração? Como é o acesso às opções de legenda e áudio? A plataforma apresenta problemas constantemente?

Das 40 pessoas ouvidas, 14 disseram que a Netflix é a plataforma favorita, por ter uma interface fácil de usar. Vale registrar que a familiaridade da gigante do streaming, por ser a mais antiga e mais popular (logo a mais acessada), ajudou nessa avaliação, fazendo brotar aquele sentimento de conhecer os caminhos da tela como a palma da mão.

Foi destacado que é muito simples acessar o conteúdo que você está assistindo atualmente ou deixou de ver há algum tempo. O top 10 é uma boa referência para que a pessoa fique sabendo quais são as séries mais quentes do momento. Ainda tem o fato de que muitas novidades ativadas pela Netflix na plataforma dão certo e são copiadas pela concorrência (como o top 10), o que prova quem é de fato a líder e gera tendências.

Na outra ponta, 15 pessoas que participaram do levantamento rotularam o Prime Video como a plataforma com a pior UI. Teve quem afirmou que evita ver o conteúdo do streaming da Amazon justamente por causa da interface. O ponto negativo mais comentado foi a bagunça na página principal. Falta uma curadoria para mostrar claramente os novos conteúdos e destacar recomendações de acordo com as preferências do assinante.

O visual da interface também pesou contra. Outra dificuldade é distinguir o que é conteúdo do Prime Video ou de terceiros (ou seja, que precisa ser alugado ou ter uma assinatura extra). Não à toa, a plataforma é uma das que mais alteram o UI. Uma nova repaginada acabou de ser aplicada no Brasil.

A HBO Max recebeu críticas negativas. As reclamações são universais. Menos mal que a própria diretoria do streaming da Warner tem ciência das dificuldades da plataforma. Reconhecer o erro é o empurrão inicial para consertá-lo. Os ajustes UI deixam a HBO Max acima do Prime Video no quesito experiência do assinante.

Já o Apple TV+ e o Disney+ não provocaram reações extremadas, sejam elogiosas ou raivosas. Ambas as plataformas foram bem avaliadas no quesito estético da interface.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!