INÉDITO

Mulheres dominam categorias de atuação em premiação sem divisão de gênero

O Independent Spirit Awards misturou atores e atrizes nas mesmas disputas por troféus
DIVULGAÇÃO/SPIRIT AWARDS
Quinta Brunson (à esq.) e Ayo Edebiri com troféus do Independent Spirit Awards
Quinta Brunson (à esq.) e Ayo Edebiri com troféus do Independent Spirit Awards

As atrizes Quinta Brunson (Abbott Elementary) e Ayo Edebiri (O Urso) foram as vencedoras das duas categorias de atuação em séries na 38ª edição do Independent Spirit Awards, realizado no último sábado (4). A premiação, que celebra os melhores da produção independente, é mais uma do circuito hollywoodiano, junto com o Gotham Awards, a acabar com a divisão de gênero nas disputas envolvendo atores. Esse é um movimento que, nos próximos anos, tende a ganhar mais adeptos.

Um receio central que cerca o agrupamento de homens e mulheres na mesma categoria em qualquer premiação é o possível favorecimento ao gênero masculino na eleição. Ou seja, as mulheres poderiam sofrer com essa mudança, sendo preteridas, consciente ou inconscientemente, pelos votantes. Não foi o caso no Spirit Awards na estreia desse experimento.

Tanto Quinta quanto Ayo falaram sobre a concorrência com homens na mesma categoria durante os respectivos discursos de aceitação dos troféus. Ayo até brincou soltando um “desculpa aí” para Ebon Moss-Bachrach, colega dela em O Urso que a acompanhou na cerimônia. 

A atriz venceu a categoria melhor performance coadjuvante em uma série novata derrotando, além de Moss-Bachrach, outros três colegas homens de profissão: Tramell Tillman (Ruptura), Frankie Quiñones (Este Tonto) e Jeff Hiller (Alguém em Algum Lugar).

Por sua vez, Quinta, na categoria melhor performance de protagonista em uma série novata, superou Aml Ameen (The Porter), Mohammed Amer (Mo), Himesh Patel (Estação Onze) e Ben Whishaw (This Is Going to Hurt).


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!