SIM, CHEF!

Star+ estreia O Urso, nova série queridinha da TV dos EUA e candidata ao Emmy

Saiba por que essa comédia chama tanto a atenção
DIVULGAÇÃO/HULU
Jeremy Allen White em cena da comédia O Urso
Jeremy Allen White em O Urso; a cada nova boa série, quantas ruins estreiam?

O Star+ lança, nesta quarta-feira (12), a primeira temporada completa de O Urso, composta de oito episódios. A comédia dramática é a nova série queridinha da TV americana, aclamada pela crítica, ovacionada pelo público e forte candidata ao Emmy. Genuína, engraçada, muito bem roteirizada e com personagens fascinantes, a atração ambientada na cozinha de uma lanchonete bagunçada merece ser vista.

A qualidade de O Urso excede as expectativas, superando o título esquisito (explicado no final da temporada) e o lançamento despretensioso. Nos Estados Unidos, a série chegou na plataforma Hulu, do grupo Disney, em junho, em pleno verão por lá. 

Rapidamente tornou-se a produção mais quente da summer season, se colocando como uma das melhores do ano. No site Metacritic, que compila reviews de veículos especializados de língua inglesa, O Urso ganhou a nota 88 (de 100).

Por que a série O Urso é tão boa?

O Urso atrai logo pela premissa. Carmen “Carmy” Berzatto (Jeremy Allen White) é um chef de cozinha premiado, com experiência em restaurantes chiques de Nova York, daqueles tipo três estrelas e com o selo Michelin. Ele retorna para Chicago, sua cidade natal, para assumir uma lanchonete nada gourmet que pertence à família e era administrada pelo irmão, que morreu subitamente.

Chamada de The Original Beef of Chicagoland, a lanchonete é conhecida por sanduíches gordurosos raiz e pratos comuns. O salão é bem simples, com máquinas de fliperamas compondo o ambiente. A cozinha é totalmente desorganizada e suja até. Porém, os funcionários estão acostumados com o caos encardido.

O detalhe é que, financeiramente falando, e empresa não está com uma saúde boa. As dívidas acumulam e algo precisa ser feito. Carmy tenta aplicar o famigerado choque de gestão, sugerindo colocar em prática táticas que aprendeu nos restaurantes gourmet em que trabalhou. A equipe da lanchonete, entretanto, resiste a essas mudanças.

Entrar em uma cozinha caótica de uma lanchonete e ver o caos ativo é um grande barato. A série já ganha pontos aí. O espectador passa a se familiarizar com termos específicos desse ambiente de trabalho e, quando menos se espera, irá se ver falando “sim, chef!” igual aos funcionários.

Os diálogos são excelentes, naturais e seguem o ritmo dos personagens. Isso fisga o público invariavelmente, querendo não sair da presença daquelas figuras tão distintas. 

Ayo Edebiri na comédia O Urso
Ayo Edebiri na comédia O Urso

Os destaques vão para Richard “Richie” Jerimovich (Ebon Moss-Bachrach), o gerente original do estabelecimento, funcionário turrão da velha escola que não aceita as mudanças gourmet de Carmy, até a cozinheira novata Sydney Adamu (Ayo Edebiri), que deseja fazer pratos mais elaborados e busca um espaço de respeito.

O Urso ultrapassou os limites da TV e virou fenômeno da cultura pop, ancorados pela dupla de atores Jeremy Allen White e Ayo Edebiri, que logo viraram estrelas aparecendo em tudo que é mídia, de entrevistas em talk shows a reportagens em sites e revistas. Tanto sucesso resultou na encomenda de uma segunda temporada.

Na corrida ainda prematura do Emmy de 2023, O Urso está disparado na frente para, no mínimo, ser indicada como melhor comédia, além de ter forças em outros departamentos, como atuação, direção e roteiro.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!