Fundador da HBO, Charles Dolan morreu aos 98 anos. Em nota divulgada à imprensa no último sábado (28), a família do magnata das telecomunicações informou que ele faleceu de causas naturais, cercado por entes queridos. “Lembrado como um pioneiro na indústria da televisão e um marido e pai dedicado, seu legado viverá para sempre”, disse o comunicado.
Charles Dolan alterou por completo o modo de ver TV nos Estados Unidos, inovação que acabou impactando o mundo inteiro. Uma de suas maiores criações foi a HBO, fundada em 1972. A visão dele era oferecer filmes e conteúdo esportivo premium para as pessoas poderem assistir em casa.
Existia um trabalho direto com os estúdios hollywoodianos na distribuição dos grandes filmes do cinema logo após saírem de cartaz das salas. Ele foi pioneiro no uso da tecnologia de satélite para acelerar a distribuição de programação a cabo.
Mas o começo de tudo foi bastante simples, com a HBO sendo oferecida somente na parte nobre da ilha de Manhattan, em Nova York. Aquele início comum sofrível enfrentado por toda empresa quase acabou com o canal. Sem recursos financeiros, Dolan não viu outra saída a não ser vender a HBO, em 1973, ao Time Inc., conglomerado de mídia que, de fusão em fusão, virou a atual Warner Bros. Discovery.
Ele nunca escondeu o arrependimento de negociar a HBO, algo que pensava “todo dia”, como comentou durante palestra na Universidade da Pensilvânia, em 2018.
Contudo, com o dinheiro embolsado naquela transação, Dolan iniciou uma revolução. Ainda em 1973, o magnata criou a Cablevision, uma pequena operadora de TV paga atuante apenas no subúrbio de Long Island, Nova York. A operadora estava muito à frente do seu tempo, já oferecendo nos primeiros anos a tecnologia para gravar programas e armazená-los no decodificador, imagem de alta qualidade (HD), vídeo sob demanda e diversos outros serviços que facilitavam a experiência do assinante.
A Cablevision se expandiu rapidamente, deixando de ser apenas local. E nesse caminho, a empresa adquiriu outras operadoras pequenas e passou a tomar conta de todos os EUA.
A companhia também entrou no mundo dos esportes, com a família Dolan comandando times da NBA (New York Knicks) e da NHL (New York Rangers), além de administrar casas de shows e arenas, como o icônico Madison Square Garden; a tão badalada Esfera de Las Vegas vem de uma empresa liderada pelos Dolans.
Lembre que Charles Dolan criou a Cablevision do zero… Em 2016, 43 anos depois, a empresa foi vendida por US$ 17,7 bilhões para a divisão americana da Atice, grupo europeu de telecomunicações.
Charles Dolan nasceu em 16 de outubro de 1926, em Cleveland, Ohio (EUA). Ele serviu à Aeronáutica americana e chegou até a entrar na faculdade, mas desistiu de conseguir um diploma para se aventurar no mundo da mídia televisiva. O empresário casou-se com Helen Ann em 1951; tiveram seis filhos. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br