DIVULGAÇÃO
Wil Wheaton hoje (à esq.) e garoto na série Star Trek: A Nova Geração
O ator Wil Wheaton, conhecido por Star Trek: A Nova Geração (Netflix) e pela comédia The Big Bang Theory (HBO Max), fez uma declaração forte depois de participar de piquete a favor da greve dos atores de Hollywood. Ele explicou que só conseguiu sobreviver por causa dos residuais (direitos de imagem) da atração clássica de Jornada nas Estrelas. Isso porque “meus pais roubaram quase todo meu salário [da série]”, alegou.
Wheaton publicou um longo desabafo no Instagram, texto acompanhado de foto ao lado de Gates McFadden, atriz que interpretou sua mãe em A Nova Geração (1987-1994). O ator compartilhou esse acontecimento para ressaltar a importância dos residuais, questão central que ajudou na criação do impasse entre o sindicato dos atores (SAG) e a AMPTP, entidade patronal representante dos nove maiores estúdios de Hollywood.
“Meus pais roubaram quase todo o meu salário [que ganhei] durante toda minha infância”, disse Wheaton, relembrando o período no qual atuou em A Nova Geração. “Os residuais de Star Trek eram tudo o que eu tinha, o que me ajudou a ficar de pé durante décadas até eu conseguir reconstruir minha vida.”
Star Trek gerou muito dinheiro, via vendas de DVDs e licenças de direitos internacionais. Os tais residuais recebidos por Wheaton vieram dessas transações: ele embolsou parte da fortuna que o grupo Paramount arrecadou vendendo a série. Agora, na era dos streamings, esse repasse além de ser irrisório, na casa dos centavos, não é totalmente transparente.
Daí se tem a guerra dos operários (atores) contra os patrões (executivos dos conglomerados), estes que recebem cheques milionários enquanto “atores não ganham o suficiente para ter um plano de saúde básico”, alertou.
Wheaton interpretou o jovem Wesley Crusher nas quatro primeiras temporadas de Star Trek: A Nova Geração (depois apareceu como convidado). Em The Big Bang Theory, ele interpretou a si mesmo, inserido na trama da sitcom por ser ídolo de Sheldon Cooper (Jim Parsons). Durante suas aparições na comédia, muitas brincadeiras foram feitas sobre o nível de “celebridade” de Wheaton.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br