DIVULGAÇÃO/MOVISTAR
María Pujalte com Carlos Cuevas em Merlí: Sapere Aude
Spin-off de Merlí com uma pegada filosófica mais madura, Sapere Aude entra na Netflix em 1º de setembro. Saem as cadeiras do ensino médio para dar espaço à vibe da faculdade, acompanhando a jornada do agora universitário Pol Rubio (Carlos Cuevas), que segue os passos de seu ídolo, o professor Merlí (Francesc Orella).
Exibida originalmente na Espanha de setembro de 2019 a maio de 2021, Merlí: Sapere Aude é composta de duas temporadas, com 16 episódios no total. A série filhote resgata personagens da narrativa mãe, mesmo que em breve participações, como o próprio professor Merlí.
Sapere Aude é uma expressão em latim que significa “ouse ser sábio”.
A nova história começa com Pol se ajustando à vida universitária, onde encontra novos desafios e colegas. Entre os novos personagens destacam-se María Bolaño (María Pujalte), professora rigorosa e apaixonada pela filosofia que se torna uma figura crucial na trajetória acadêmica de Pol.
Além dela, o jovem universitário faz amizade com outros estudantes, como Rai (Pablo Capuz), Biel (Pere Vallribera) e Minerva (Azul Fernández), que, juntos, enfrentam dilemas na vida pessoal e no processo de aprendizagem.
As aulas de Bolaño são um ponto central de Sapere Aude, desafiando os alunos a pensarem criticamente e a se envolverem profundamente com a filosofia.
Temas como identidade, amizade, ética, amor e a busca pelo conhecimento são explorados pela série. Pol se depara com questões profundas sobre sua própria vida e futuro enquanto tenta honrar os ensinamentos do mestre Merlí.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br