A TV Cultura lança, neste domingo (14), às 22h, a terceira e última temporada de Merlí, inédita na TV aberta brasileira; a comédia dramática catalã não está disponível em nenhum outro lugar. No centro de tudo está Merlí, interpretado por Francesc Orella, professor que revoluciona sua escola, a própria vida e a de todos ao seu redor por meio da filosofia.
Os episódios da leva final de Merlí serão exibidos semanalmente, sempre a partir das 22h de domingo. São 14 capítulos, no total. Na Espanha, a última temporada de Merlí foi ao ar entre 2017 e 2018.
Pronto para iniciar às últimas aulas do ano derradeiro do ensino médio no Instituto Ángel Guimerá, o professor terá novos e velhos problemas a resolver. O seu humor mordaz e irônico é irritante para os outros professores, mas os alunos o veem como original, divertido e estimulante. Graças à sua forma de ensinar, os eles refletem, questionam e se tornam “peripatéticos” do século 21.
As aulas recomeçam após as férias de Natal. Isso significa que os alunos entram na reta final da jornada escolar, com o caminho à universidade se aproximando. Por isso, a preparação para o vestibular toma conta das conversas.
Eugeni é o novo diretor da escola, e tudo se complica com a chegada de dois novos docentes: Gabi (Pau Vinyals), jovem professor de Literatura, e Silvana (Carlota Olcina), professora de História que ganha o apreço dos alunos e desperta o ciúme de Merlí, por deixar de ser o único professor popular da turma.
Silvana chega para substituir Coralina (Pepa López). Ela tinha sido professora no Àngel Guimerà alguns anos antes, por isso os “peripatéticos” conhecem-na desde o seu tempo como professora de ciências sociais de séries inferiores. Silvana é tão criativa quanto Merlí, divertida e próxima dos alunos.
Já Gabi, por ter aparência jovem, é confundido como estudante assim que pisa na escola. Embora neurótico, quase hipocondríaco, Gabi quer tirar o máximo proveito da vida e busca ativamente experiências novas e emocionantes. Ele se sente atraído por Elisenda (Sandra Monclús), professora de Inglês, e finge apoiar o movimento de independência da Catalunha na tentativa de conquistar seu afeto; isso porque ela é uma apoiadora feroz desse movimento político.
Os filósofos que ganham espaço nessa temporada são Hannah Arendt, Kierkegaard, Albert Camus, Karl Marx e Agostinho de Hipona (Santo Agostinho).
Entre os alunos, seguem as histórias apresentadas nos episódios anteriores: Pol (Carlos Cuevas) e Tània (Elisabet Casanovas) vão ter de definir a sua relação; Joan (Albert Baró) e Gerard (Marcos Franz) tornam-se amigos íntimos; Marc (Adrian Grösser) decidirá se o seu pai pode regressar a casa; e Óscar (Oriol Pla), irmão mais velho de Pol, vai se envolver na maternidade de Oksana (Laia Manzanares).
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br