
Nova série brasileira do Disney+, Maria e o Cangaço tem em seu elenco principal, pelo menos, seis atores que foram destaques em Cangaço Novo, hit nacional do Prime Video lançado em 2023. Como o local de gravação é o mesmo, a chamada Roliúde Brasileira, é impossível não traçar semelhanças entre as duas atrações.
Por a temática ser, evidentemente, parecida, quem veio depois, no caso Maria e o Cangaço, deveria ter mais cuidado na produção e escalação do elenco, para não parecer uma Cangaço Novo 2.0, recauchutada.
Ambas as produções usaram como cenário a cidade de Cabaceiras, situada na Paraíba. As duas também recorreram a muita mão de obra local, incluindo artistas para aparecer na frente das câmeras. Seis desses atores chamam a atenção pelo realce que têm na trama, principalmente Thainá Duarte, figura central em Cangaço Novo e pivô de uma narrativa importante na atração do Disney+.
Os outros cinco atores dessa dobradinha são:
- Jorge Paz
- Rubens Santos
- Bruno Goya
- Geyson Luiz
- Mohana Uchoa
Estrelada por Isis Valverde, Maria e o Cangaço traz uma história real ambientada nos anos 1930, baseada no livro Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço. Isis interpreta Maria Gomes de Oliveira, a famosa Maria Bonita.
Maria Bonita foi a primeira mulher a integrar um grupo de cangaceiros. Ao contrário da maioria, ela era alfabetizada e ingressou no cangaço por opção. É conhecida por muitos como a lendária companheira de Lampião, personagem vivido por Julio Andrade (Sob Pressão, 1 Contra Todos).
Já Cangaço Novo, como o título deixa claro, narra uma história contemporânea que emula as ações do grupo de Lampião. A série segue os passos de Ubaldo (Allan Souza Lima), infeliz bancário da zona urbana de São Paulo sem nenhuma lembrança de sua infância. Ele descobre que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense: Dinorah (Alice Carvalho) e Dilvânia (Thainá).
Dilvânia lidera um grupo que idolatra seu famoso pai falecido; e Dinorah é a única mulher integrante de uma gangue de ladrões de banco. Ubaldo chega à cidade, passa a ser cultuado pela forte semelhança com o pai e é chamado a cumprir seu destino como o novo mítico “cangaceiro” e líder supremo do bando. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br