A aguardada quarta temporada de Manifest estreou na Netflix em 4 de novembro de 2022, 17 meses após o final da terceira leva, que seria a última caso a gigante do streaming não viesse para o resgate. Quem já devorou os dez episódios lançados se pergunta: e aí, Manifest vai ter quinta temporada? A resposta é não e sim. Calma, é fácil de entender essa divisão.
Oficialmente, a Netflix ressuscitou Manifest para somente uma temporada, a quarta, composta de 20 episódios. São sete capítulos a mais do que as respectivas duas levas anteriores. Essa encomenda generosa foi concretizada para a Netflix aplicar no drama sobrenatural uma estratégia de lançamento diferente do padrão da empresa, feita com Stranger Things 4 neste ano, por exemplo: dividir uma temporada em duas partes.
Então, faltam dez episódios. [Atualização: a parte 2 da quarta temporada vai estrear em 2 de junho]. Tecnicamente, esse restante é parte integral da quarta leva. Contudo, o criador de Manifest, Jeff Rake, pensa diferente.
Ele desenvolveu os últimos episódios do drama como se fossem duas temporadas de dez episódios cada, a quarta e a quinta. Na ideia original, Rake queria fazer seis temporadas de Manifest. Após a terceira leva, seriam necessários 45 episódios, mais ou menos isso, para chegar no ponto final.
Como a Netflix ofereceu 20 episódios, o criador teve que enxugar algumas histórias e cortar situações da trama. Dessa forma, ele conseguiu encaixar nessa encomenda tudo o que precisava contar para concluir a narrativa como idealizou lá no começo do projeto.
[LEIA TAMBÉM > Resgate de Manifest na Netflix teve surpresa e pessimismo nos bastidores]
A quarta temporada de Manifest
Dois anos depois do assassinato brutal de Grace (Athena Karkanis), a família Stone está arrasada. Ben (Josh Dallas) continua sofrendo pela esposa e procurando a filha sequestrada, Eden. Consumido pela dor, ele desiste de ser um dos capitães do barco salva-vidas, deixando Michaela (Melissa Roxburgh) sozinha na função, uma missão quase impossível agora que os passageiros são monitorados pelo Registro.
A Data de Morte se aproxima, e os passageiros estão cada vez mais desesperados para encontrar uma rota de sobrevivência. Até que uma pessoa misteriosa aparece, trazendo um pacote para Cal (Ty Doran) que pode mudar tudo o que eles sabem sobre o Voo 828, podendo ser a chave para desvendar o segredo dos chamados.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br