DIVULGAÇÃO/FX
Anna Sawai na série Xógum
Favorita ao Emmy de 2024 na categoria melhor drama, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (Star+) tem inúmeras qualidades técnicas, tudo prezando pela autenticidade de narrar uma história ambientada no Japão feudal do início do século 17. Nisso inclui toda a coordenação de dublês responsável pelas batalhas e cenas de lutas, recriando embates da era dos samurais. A equipe tinha um objetivo claro em mente.
“Eu não queria fazer algo com lutadores dando mortais ou aquela coisa louca ninja de Hollywood”, contou Lauro Chartrand-DelValle, coordenador de dublês da série, em entrevista ao site The Hollywood Reporter. Essa foi uma contratação de peso da atração, pois DelValle é um craque, com currículo que apresenta mais de 300 trabalhos coordenando dublês, seja em séries ou filmes.
Para concretizar esse desejo, os dublês que ele trouxe de serviços anteriores tiveram de deixar vícios de lado. Principalmente aqueles profissionais que passaram por filmes samurais feitos pela indústria de entretenimento americana, dando voos insanos, subindo pelas paredes, desferindo golpes irreais e coisas do tipo, o tal do “ninja de Hollywood” a que o coordenador se referiu.
Xógum simplesmente montou um campo de treinamento gigante, que durou dois meses, trazendo especialistas conhecedores da história do Japão dos anos 1600, visando a autenticidade em primeiro lugar. “Foi muito intenso. Fizemos trabalho com espada, arco e flecha e lança, movimento militar e trabalho com cavalos”, contou DelValle.
Depois disso, na hora para valer, após o grito de “ação”, DelValle ficava atento a cada gesto para a câmera capturar o que foi combinado previamente. Não foram permitidos excessos ou improvisos. Foi como uma dança coreografada detalhadamente. “O negócio foi fazer com que todos se concentrassem no realismo [das cenas]. O mais importante para nós era não colocar no vídeo qualquer tipo de luta, nada de forma gratuita.”
Como visto episódio após episódio, o resultado foi para lá de bom. A coordenação de dublês de Xógum, trabalhada assim com tanto afinco, contribuiu para o conjunto da obra ficar excelente, tornando a série aquela a ser batida no Emmy deste ano.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br