OSCAR DA TV

Análise: o que muda no Emmy 2024 com Xógum nas categorias de drama

Série sensação da temporada 2023-2024 é favorita na 76ª edição do prêmio
DIVULGAÇÃO/FX
Hiroyuki Sanada em cena de Xógum
Hiroyuki Sanada em cena de Xógum

O canal americano FX inscreveu Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (Star+) nas categorias de drama no Emmy de 2024, mudando o rótulo da atração, lançada como uma minissérie (história fechada com começo, meio e fim). Essa alteração indica que novas temporadas vêm por aí, algo que o FX não anunciou oficialmente por precisar acertar detalhes contratuais.

Assim, o Oscar da TV deste ano sofre um grande sacode, pois Xógum era tida como a vencedora certa do Emmy de melhor minissérie, além de favorita em outras disputas. Agora, o drama de época samurai carrega esse favoritismo para as categorias de drama, e a briga passa a ficar aberta entre as minisséries.

Xógum chega atropelando na corrida de melhor drama, deixando toda a concorrência comendo poeira. Quem sai perdendo nessa repaginada é The Morning Show, drama de alto nível do Apple TV+ que atingiu sua melhor fase na terceira temporada e tinha chance de desbancar The Crown (Netflix), pois a narrativa monárquica não entregou uma leva dominante como já fez em outrora.

O prêmio de melhor drama é praticamente certo para Xógum. Outras estatuetas que devem ir para a conta da série épica são de atriz (Anna Sawai), ator (Hiroyuki Sanada) e ator coadjuvante (Tadanobu Asano). Em prêmios técnicos, devem vir conquistas diversas como melhor roteiro e direção.

Antes mesmo do anúncio dos vencedores, Xógum mira um recorde. O FX fez 40 inscrições da série no Emmy. Em toda a história do Oscar da TV, Game of Thrones é a que teve o maior número de indicações em uma única edição: 32, 2019. Se tem uma produção grandiosa capaz de superar essa marca, essa é Xógum.

Andrew Scott na minissérie Ripley
Andrew Scott na minissérie Ripley

Como ficam as minisséries

O campo está aberto para as principais minisséries da temporada 2023-2024. Sem Xógum no páreo, oportunidades surgem. Há um problema, porém. Entra o perigo da popularidade vencer a qualidade, com Bebê Rena se colocando como favorita na categoria de melhor minissérie no lugar de produções como True Detective: Terra Noturna, Mestres do Ar e Ripley.

Nas categorias de atuação, a tendência é que os vencedores sejam sortidos. Se destacam:

Atriz
Jodie Foster (True Detective: Terra Noturna)
Naomi Watts (Feud: Capote vs. The Swans)

Ator
Andrew Scott (Ripley)
Tom Hollander (Feud: Capote vs. the Swans)
Matt Bomer (Companheiros de Viagem)

Atriz coadjuvante
Jessica Gunning (Bebê Rena)
Lily Gladstone (Under the Bridge)
Kali Reis (True Detective: Terra Noturna)

Ator coadjuvante
Jonathan Bailey (Companheiros de Viagem)
Robert Downey Jr. (O Simpatizante)

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross