Pela primeira vez, a atriz Bethany Joy Lenz contou detalhes do período de dez anos que passou perigosamente envolvida dentro de uma seita. Em entrevista ao site Variety, a estrela da série teen Lances da Vida (One Tree Hill) confessou que, no início de tudo, buscava apenas encontrar a melhor versão de si mesma ao entrar em um grupo de estudos bíblicos. Quando foi perceber onde se enfiou, era tarde demais.
Bethany citou, por cima, essa fase complicada no podcast Drama Queens, há um mês, no qual é apresentadora ao lado de Sophia Bush e Hilarie Burton, ambas colegas de cena em Lances da Vida. Bethany, então, comentou:
“Eu adoraria escrever [um livro] sobre minha experiência. Eu participei de uma seita durante dez anos. Seria ótimo escrever sobre isso e compartilhar como me recuperei, já que se passaram dez anos. Há muita coisa para falar.”
À Variety, a atriz confirmou que o tal livro vai sair, focado em sua vivência na seita. Ela atuou em Lances da Vida de 2003 a 2012, praticamente o mesmo período no qual esteve nesse grupo. E ela saiu dele logo após a série acabar.
“O motivo de eu querer falar sobre isso é que pode ser algo realmente educativo para muitas outras pessoas, pois eu não sou a única”, disse para a Variety. “Do que adianta essas nossas experiências dolorosas que temos se apenas as escondemos e fingimos que está tudo perfeito? Agir assim não ajuda ninguém.”
O nome da seita não foi revelado por Bethany. Mas ela contou algumas coisas, como o fato do grupo ter tido origem na intenção nobre de realizar estudos bíblicos, em Los Angeles. “Naquela época, eu estava muito comprometida com minha fé. [Só que] acabei aceitando conselhos ruins”, relembrou.
“Dentro do que eu conhecia, queria apenas encontrar a melhor versão de mim mesma”, completou. Enquanto fazia isso, ela trabalhava normalmente em Lances da Vida, interpretando a jovem Haley James Scott. O pessoal da série sabia da ligação de Bethany com um tipo de seita.
“Durante um tempo, eles [elenco e equipe da série] tentaram me salvar, me resgatar”, disse. “O que demonstra amor e que eles se preocupavam. Porém, eu era teimosa. Eu realmente estava comprometida com o que eu acreditava e certa das decisões que tomei.”
Uma das metas da seita era separá-la de Lances da Vida como um todo, gradativamente. A intenção era deixá-la isolada, sendo assim o grupo religioso o único pronto para seu acolhimento. Curiosamente, aconteceu meio que o inverso, pois gravar a série exigia muito tempo e dedicação, deixando-a sempre ocupada.
“De certa forma, Lances da Vida me salvou, porque eu estava lá durante nove meses do ano”, afirmou. “Acredito que a distância que tinha da seita [em Los Angeles] e da série [na Carolina do Norte, outra ponta dos EUA] fez uma grande diferença, principalmente na hora em que eu abri os olhos e acordei.”
Bethany comparou o líder da seita que participava com Keith Raniere, da NXIVM, culto sexual perverso com o envolvimento de Allison Mack, de Smallville. A NXIVM é tema do elogiado documentário The Vow, disponível na HBO Max.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br