Uma das maiores atrizes da história, Jane Fonda será homenageada pelo conjunto da obra na edição de 2025 do SAG Awards, premiação realizada pelo sindicato dos atores hollywoodianos. A honraria é o maior tributo oferecido pela entidade, celebrando as realizações humanitárias e da carreira da atriz de 86 anos, na ativa desde 1959.
Vencedora do Oscar por Klute – O Passado Condena (1971) e Amargo Regresso (1978), dona também de um Emmy pelo telefilme The Dollmaker (1984), Jane Fonda será a 60ª pessoa a receber esse prêmio, dado a quem sintetiza “os melhores ideais da profissão de ator”.
A entrega será na 31ª edição do SAG Awards, a ser realizada em 23 de fevereiro, com transmissão da Netflix para o mundo inteiro.
Presidente do sindicato, a atriz Fran Drescher (ex-The Nanny), destacou que “Jane Fonda é uma pioneira e um talento extraordinário; uma força dinâmica que moldou o cenário do entretenimento.”
Fran salientou que a homenagem será “não apenas por seu brilhantismo artístico, mas pelo profundo legado de ativismo e empoderamento que ela criou. Sua honestidade destemida tem sido uma inspiração para mim e para muitos outros profissionais de nossa indústria.”
Por sua vez, Jane Fonda demonstrou-se muito honrada por ser escolhida para receber o prêmio pelo conjunto da obra (Screen Actors Guild Life Achievement Award). Para ela, a lembrança tem um peso extra por vir dos companheiros de profissão.
“Tenho trabalhado neste setor durante quase toda a minha vida e não há honra como aquela que lhe é concedida pelos seus colegas.”
Ainda jovem, Jane Fonda passou a se destacar em Hollywood em filmes de comédia, como Descalços no Parque (1967). Nos anos 1970, ela passou a aceitar papéis mais dramáticos. Daí, sua carreira decolou com a primeira indicação ao Oscar. Em 1990, ela tomou a atitude drástica de abandonar a carreira de atriz. Somente em 2005 que ela largou a aposentadoria, voltando a atuar na sua maturidade.
Nessa retomada, apareceram trabalhos na TV. Pelo drama The Newsroom, da HBO, foi indicada ao Emmy duas vezes, pela categoria de atriz convidada. Ela apareceu em dez episódios, de 2012 a 2014.
E em 2015 surgiu a oportunidade de protagonizar uma série de comédia na Netflix, ao lado de Lily Tomlin. A atração Grace and Frankie foi um sucesso imediato na gigante do streaming, por narrar as aventuras de duas mulheres idosas que formaram uma amizade improvável, depois de seus respectivos maridos revelarem que estavam apaixonados um pelo outro e planejavam se casar.
Grace and Frankie terminou em 2022, após sete temporadas e 94 episódios, sendo assim uma das produções mais longevas da Netflix. Jane foi indicada ao Emmy de melhor atriz de comédia, em 2017, pelo seu papel na série. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br