DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Cena da minissérie Inferno em La Palma
Novo hit inesperado da Netflix, a minissérie Inferno em La Palma é a atual líder de audiência no Brasil e em mais de 40 países. O drama norueguês, lançado na última quinta-feira (12), acompanha uma família que decide comemorar o Natal em uma ilha e precisa lutar para sobreviver quando o lugar é ameaçado pelo maior tsunami da história.
Embora a ilha La Palma exista (parte das Ilhas Canárias, comunidade autônoma da Espanha) e ameaças naturais do tipo sejam uma possibilidade, a história de Inferno em La Palma não é real; nem baseada em livro. É uma pura obra de ficção criada especificamente para a TV. Atividades vulcânicas na região ocorrem, com a última erupção em 2021.
Harald Rosenløw Eeg e Lars Gudmestad, dupla de roteiristas que criou Inferno em La Palma, falaram sobre a minissérie em entrevista à Netflix:
“Foi emocionante para nós usarmos o gênero desastre em um formato de série de TV onde podemos chegar ainda mais perto dos personagens enquanto contamos a história em uma escala massiva. A série mostra os limites das pessoas comuns sendo testados no caso de um desastre e como elas se esforçam para superar os medos. A narrativa também expande os limites do que é possível alcançar com efeitos visuais em uma série de TV norueguesa.”
Composta por quatro episódios, a trama mostra algo que acontece com frequência. Todos os anos, milhões de turistas escandinavos viajam às Ilhas Canárias. Na alta temporada, na época do Natal, uma família norueguesa faz check-in em seu hotel preferido na ilha de La Palma.
Mas, por trás desse paraíso, o perigo está à espreita. Uma jovem cientista, também norueguesa, identifica sinais preocupantes relacionados ao vulcão no centro da ilha e precisa convencer os colegas de que o pior está por acontecer.
A erupção desse vulcão enorme seria terrível, pois provocaria um desmoronamento e o maior tsunami do mundo. Agora, será que a família vai conseguir escapar com vida desse desastre de cinzas, gás e lava?
As gravações de Inferno em La Palma foram na própria região das Ilhas Canárias. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br