
Na quarta-feira, 14 de maio, o Disney+ lança no Brasil a série americana Doc, drama médico cuja versão original é italiana e inspirada em uma história real inacreditável.
É uma adaptação da jornada do doutor Pierdante Piccioni, que comandou unidades de pronto atendimento no norte da Itália. Ele simplesmente esqueceu de 12 anos de sua vida após sofrer um acidente de carro, em 2013.
Quando saiu do coma, ele passou a agir e pensar como se estivesse em outubro de 2001 e aguardava ver os filhos de oito e onze anos. Ele estranhou quando dois rapazes, de 20 e 23 anos respectivamente, se aproximaram e o chamaram de pai. O doutor simplesmente não os reconheceu.
O acidente lesionou seriamente o seu córtex cerebral.
Além de perder essa memória familiar, como ainda achar que a sua mãe estava viva, ele não tinha noção sobre nenhuma nova tecnologia, como os mais modernos avanços da medicina que ele já tinha colocado em prática. Para se ter uma ideia, ele nem se recordava de como era mexer em um celular.
Hoje, Piccioni encara essa situação com bom humor, dizendo que tem 65 anos, menos 12. Sua história está contada em um livro-memória e em duas séries.
No Prime Video está disponível Doc – Uma Nova Vida, que é a versão original italiana.
E no Disney+ vai entrar Doc, série da rede americana Fox. Nela, a atriz Molly Parker, ex-House of Cards, é a protagonista. Sua personagem sofreu uma lesão cerebral que apagou os últimos oito anos de sua vida. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br