DIVULGAÇÃO/NBC
Em 1994, elenco de Friends posa para foto promocional
Eis mais um sinal que prova a longevidade de Friends. Lançada em 1994, a sitcom popular em todo o mundo tem 66% dos telespectadores com menos de 35 anos. É o que aponta o levantamento mais recente da Nielsen, o Ibope americano, que registrou um aumento substancial da audiência da comédia após a morte de Matthew Perry, ocorrida no final de outubro.
Nos Estados Unidos, onde está disponível na Max (como é chamada a plataforma HBO Max), Friends marcou 860 milhões de minutos assistidos entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro. Essa é a melhor performance da sitcom no ranking semanal da Nielsen desde os primeiros dias de dezembro de 2022.
E foi nesse recorte mais recente que a Nielsen notou o detalhe curioso do atual público de Friends. Com dois terços da audiência formados por pessoas com menos de 35 anos, isso significa que muitos sequer eram nascidos quando a série estreou, em setembro de 1994. São os números comprovando como a sitcom é atemporal e imbatível no quesito ibope.
O ressurgimento de Friends no ranking da Nielsen, só perdendo para Suits e Grey’s Anatomy entre as séries, se deu por causa da morte de Perry, intérprete do inesquecível Chandler Bing. Rever (ou ver pela primeira vez) os episódios serviu de tributo e para matar a saudade. No Brasil, esse boom de audiência também foi percebido no top 10 diário da HBO Max.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br