DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Lily Tomlin (à esq.) com Jane Fonda em Grace and Frankie, comédia da Netflix
Junto com a divulgação do lançamento do plano com anúncios, a Netflix informou que o pacote recém-criado não terá 100% do conteúdo disponível ao assinante. Não há uma razão propositadamente restritiva por trás disso. É só uma questão burocrática, de estabelecer com produtoras e estúdios as condições do novo acerto. Todas as séries originais da empresa estarão no catálogo, por exemplo. As atrações afetadas são aquelas adquiridas de terceiros.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (13), o executivo Greg Peters, diretor de produtos e de operação da gigante do streaming, esclareceu alguns pontos acerca do assunto. “O volume de títulos fora do catálogo [no plano básico com anúncios] é muito pequeno”, afirmou. Segundo ele, por volta de 10% das atrações ficarão de fora, neste primeiro instante.
“Tudo isso é por causa de contratos”, continuou Peters. “Não é um entrave com algum estúdio específico [dono de conteúdo presente na Netflix]. Essa porcentagem vai diminuir com o tempo, estamos trabalhando nisso.”
O executivo não falou o quanto a empresa teve que pagar a mais para as produtoras e estúdios nesses novos acordos. Isso porque nos contratos até então vigentes, alguns não tinham cláusulas sobre a Netflix exibir propaganda na plataforma.
Com essa mudança de negócios, os valores e condições daqueles contratos têm de ser alterados também. Afinal de contas, a Netflix vai ganhar mais dinheiro com esse plano com anúncios.
Plano da Netflix com anúncios: valor e como funciona
A Netflix anunciou quando o plano com anúncios será lançado no Brasil: 3 de novembro. Na mesma data, o novo pacote passa a ser oferecido em outros 11 países, incluindo os Estados Unidos. A gigante do streaming batizou essa nova opção de assinatura de Básico com Anúncios. O preço será de R$ 18,90 por mês, e o acesso ao conteúdo da plataforma será restrito.
Quem estiver pensando em assinar esse plano precisa considerar várias coisas. A qualidade do vídeo será reduzida, de apenas 720p/HD, inferior ao modelo padrão. Vão ser de 4 a 5 minutos de comerciais a cada hora assistida. Não há opção de download. E cada anúncio terá duração de 15 a 30 segundos, exibidos antes e durante o programa escolhido.
O valor do plano Básico com Anúncios é apenas sete reais mais barato do que a opção mais em conta disponível atualmente, cuja máxima resolução possível é pior ainda (480p). Em comparação com o pacote Padrão, o plano recém-criado sai por menos da metade do preço.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br