MULTIUSO

Estádio do Corinthians vira aeroporto em série brasileira do Star+

Neo Química Arena já serviu de cenário para produções nacionais da Netflix
REPRODUÇÃO/STAR+
Parte interna do estádio do Corinthians na série Desejos S.A.
Parte interna do estádio do Corinthians na série Desejos S.A.

A Neo Química Arena, estádio do Corinthians localizado em Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, virou aeroporto na série brasileira Desejos S.A., lançamento recente do Star+. É mais um uso coringa da arena dentro da indústria nacional do audiovisual. O espaço já foi explorado por produções da Netflix, seja como palco de show ou parte de uma seletiva apocalíptica.

O estádio do alvinegro paulistano aparece no quinto episódio de Desejos S.A., intitulado A Porta ao Lado. Cenas externas e internas transformaram a arena em um aeroporto. A parte de fora é o estacionamento; dentro é a área de desembarque. Na vida real, a região onde está o estádio não é rota de aviões, então as aeronaves que cruzam o céu foram inseridas digitalmente.

No centro do enredo de A Porta ao Lado está Henrique (Fábio Herford), um motorista de van que transporta passageiros estrangeiros que chegam ao aeroporto. Desejos S.A. explorou bem a arena, pois muitas cenas gravadas lá estão presentes no episódio.

Na Netflix, a Neo Química Arena serviu de cenários também curiosos. Em Só Se For Por Amor, série nacional flopada e cancelada, lançada em 2022, a licença criativa entrou em campo. A produção da trama musical sertaneja fez o estádio virar cenário de show de um cantor importante para a história. Tudo certo, a não ser por um detalhe: a apresentação musical se passou em Goiânia, capital de Goiás.

Só Se For Por Amor aproveitou a arena dentro e fora, também. Chegou a usar o gigante painel de led (de 3.400 m², 170 m de largura x 20 m de altura) do setor oeste da arena, o mais nobre.

Cena de Só Se For Por Amor na área externa da Neo Química Arena
Cena de Só Se For Por Amor na área externa da Neo Química Arena

O interessante é que os aspectos clean e futuristas da decoração interna do estádio tiveram outra aplicação, neste caso na primeira temporada de 3% (2016-2020), série nacional emblemática da Netflix. Na época, não existia o batismo patrocinado do estádio, então chamado carinhosamente de Itaquerão.

3% fez a arena ser a sede do Processo, sistema fundamental da narrativa no qual jovens realizavam provas para sair da miséria e entrar na porção próspera e rica do Brasil.

Conheça a trama de Desejos S.A.

A cada episódio, Desejos S.A. conta uma história diferente, mas que se entrelaçam. A narrativa apresenta em seu centro a Desejos S.A., firma misteriosa que promete atender a qualquer solicitação encomendada, fazendo valer o lema: ‘O que você quiser, quando quiser’. Cada capítulo segue a jornada de um cliente que, movido por desejos mais fortes do que a razão, contrata os serviços da empresa.

Evidentemente, há uma coisa a ser feita como contrapartida. Em troca da vontade prontamente atendida, além de uma tarifa simbólica, o cliente da vez precisa participar do pedido de outro consumidor quando requisitado. Se não aceitar essa parte importantíssima do pacto, poderá sofrer consequências muito graves.

Mas o problema é que nem todos os desejos são realizados como se imaginava, e nem sempre sai o resultado esperado. Assim, os personagens são obrigados a realizar trabalhos que jamais aceitariam em outro contexto e se cruzam nos diferentes episódios em uma teia sinistra da qual é impossível escapar.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross