A série O Urso entregou mais um episódio espetacular. E é logo o primeiro da terceira temporada, que estreia nesta quarta-feira (17), no Disney+. Batizado de Amanhã, o capítulo é um puro delírio estonteante que, compreensivelmente, pode ser difícil de entender por conter cenas distintas e misturadas. Prevalece a contemplação e o pouco diálogo.
Devido a isso, o espectador precisa de atenção máxima, nada de assistir a esse episódio fazendo outra coisa, como desviar a atenção mexendo no celular ou alguma atividade do tipo. É preciso foco para captar as belas nuances dessa história específica, dirigida e roteirizada por ninguém menos do que o criador da comédia, Christopher Storer, o pai da criança.
A melhor definição de Amanhã foi dada por Jeremy Allen White: “É como um passeio na mente de uma pessoa”. A história começa colada aos eventos da segunda temporada, quando, logo em uma das noites de inauguração do restaurante The Bear, o chef Carmy (White) ficou preso dentro de um refrigerador.
Acontece que o episódio não segue apenas no presente. Ele apresenta cenas do passado do cozinheiro e do futuro, misturando tudo isso. É por essa razão que a atenção é necessária, para se ligar qual Carmy está em cada cena.
No lado pessoal, ele surge lidando com a morte trágica do irmão, Mikey (Jon Berhntal), como encarar o funeral, por exemplo. Mostra também o jovem interagindo com a irmã, apelidada de Sugar (Abby Elliott), nutrindo o vínculo que permanece firme no presente.
Pelo ponto de vista da carreira, Carmy é visto em trabalhos do passado nas cozinhas dos mais refinados restaurantes dos Estados Unidos, incluindo cenas nas locações do Noma (com o chef René Redzepi interpretando a si) e Daniel (com Daniel Boulud); ambos são donos de estrelas Michelin.
Então, o público entende de onde vem a motivação de Carmy para ter o seu próprio restaurante destacado pelo ranking Michelin. Se inspirando nessas experiências prévias, ele cria uma lista de atitudes e posturas que quer ver dentro do The Bear, itens rotulados de inegociáveis. São orientações sobre como se deve agir na cozinha e no tratamento aos clientes.
Tudo é muito bonito, dos pratos gourmets à fotografia de primeira linha. O segredo do episódio, contudo, está na trilha sonora. A versão instrumental da música Together, da banda Nine Inch Nails, dá o tom desse passeio único pela mente de Carmy.
Amanhã pode não ser tão épico como foi Peixes (o magnífico episódio natalino, da segunda temporada). Mas eis mais uma prova de que O Urso é uma das melhores séries da atualidade (talvez a melhor). É inovação, frescor, qualidade e emoção para o deleite do telespectador.
A quarta temporada de O Urso está confirmada.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br