
Perto do final da 15ª temporada, marcado para 31 de maio, Doctor Who enfrenta incertezas sobre o futuro. Tudo porque a audiência despencou vertiginosamente no Reino Unido, perdendo quase metade do público que assistiu à 13ª temporada, a última com o protagonismo de Jodie Whittaker.
Desde o ano passado, começando com a 14ª temporada, o ator Ncuti Gatwa assumiu o papel principal, sendo o décimo quinto doutor da saga. A sua chegada coincidiu com a queda no ibope.
Parte do público tem criticado Doctor Who por uma overdose de woke, de ter virado uma atração extremamente militante e politizada ao abordar questões acerca de justiça social, tratando de diversidade e inclusão, por exemplo.
Esse é um ponto em comum quando fãs da série justificam por que desistiram de acompanhar a história na atual fase.
Nesta sexta-feira, 23 de maio, o tabloide britânico The Sun estampou na capa que Gatwa teria sido demitido, em parte devido à performance ruim de Doctor Who no ibope. A rede BBC nega que demitiu, dizendo que qualquer decisão sobre o futuro da série será tomada após o final da atual temporada.
Dito isso, o que se especula é que, no mínimo, a produção deve dar uma pausa considerável para avaliar sobre qual o melhor caminho a seguir. Entre as decisões a serem feitas está a de trocar o ator protagonista ou não. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br