OUTRA VISÃO

Do criador de Superstore, sitcom médica que critica sistema de saúde é aprovada

Da rede NBC, St. Denis Medical tem o protagonismo de Wendi McLendon-Covey
DIVULGAÇÃO/NBC
Wendi McLendon-Covey em cena de St. Denis Medical
Wendi McLendon-Covey em cena de St. Denis Medical

A rede NBC encomendou St. Denis Medical, sitcom médica cocriada por Justin Spitzer, o mesmo de Superstore. Na contramão de muitos dramas ambientados em hospitais espalhados pela TV, principalmente aqueles de origem americana, essa nova atração promete oferecer um olhar crítico ao sistema de saúde (dos Estados Unidos, particularmente).

O piloto (primeiro episódio) da sitcom, ordenado em fevereiro, foi recebido com muito entusiasmo pelos executivos da NBC, acreditando que tenham em mãos uma série de alta qualidade. 

St. Denis Medical oferece um quê da premiada Abbott Elementary, com o mesmo formato e propósito. Abbott apresenta a rotina de professores em uma escola pública americana com poucos recursos, contraste àquelas high schools tradicionais de séries teens.

A criação de Spitzer tem DNA parecido, pois vai mostrar, no estilo documentário, o empenho de médicos e enfermeiras em um hospital com escassez de mantimentos e poucos funcionários. Eles fazem de tudo para dar o melhor tratamento aos pacientes enquanto não perdem a sanidade.

Estrela de The Goldbergs, Wendi McLendon-Covey é a protagonista na pele de Joyce, ex-oncologista e diretora-executiva do hospital St. Denis. Ela é movida pelo desejo de transformar a instituição, pensando em um futuro melhor. Contudo, esse sonho está longe de se realizar.

Outro nome confirmado no elenco da sitcom é o de Allison Tolman (Fargo), interpretando Alex, a dedicada enfermeira supervisora do setor de emergência do hospital.

Ponto de vista diferente

Pelas tradicionais e quase onipresentes séries médicas da TV americana, o mundo tem uma visão distorcida de como funciona o sistema de saúde nos EUA. Pois se só apenas esse ponto de vista for considerado, tudo parece ser uma maravilha, com equipamentos modernos e equipes eficientes (além de só ter mulherão e galã no corpo de funcionários).

A realidade é outra. Em um sistema onde o atendimento médico não é gratuito, no qual o acidentado precisa até pagar a ambulância do resgate, por exemplo, a maioria dos hospitais passam dificuldades. E os pacientes não chegam nem perto de receber uma consulta cinco estrelas.

St. Denis Medical vem para ter um papel importante no universo das histórias médicas contadas na TV. É uma narrativa alternativa e fidedigna. O fato de ser comédia é uma boa, porque irá aliviar a abordagem, adotando a linha da crítica com bom humor.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross