Quando a Disney anunciou que faria uma nova temporada de Demolidor, muitos fãs demonstraram preocupação acerca de uma possível “higienização” da série em comparação com as três levas lançadas pela Netflix, marcadas por porradaria e banho de sangue. Essa apreensão ecoou entre os atores, incluindo o protagonista Charlie Cox. Ele, contudo, assegura que não apenas a mesma pegada será mantida, como o teor sombrio e sinistro vai aumentar.
Chamada em inglês de Daredevil: Born Again (Demolidor: Renascido), a nova fase da história sobre o advogado justiceiro é uma das atrações mais aguardadas do próximo ano. Tocando no assunto mais comentado acerca da nova leva, Cox revelou como os novos episódios foram feitos, sem fugir das características principais da atração.
“Comentamos com frequência sobre a razão do sucesso da série [nas três primeiras temporadas, feitas originalmente para a Netflix]. Ela atraiu um público muito específico porque é uma das poucas produções de super-heróis que é bastante sombria e sinistra”, disse Charlie Cox, em entrevista ao site Entertainment Weekly.
“Então, se perdêssemos isso, arriscávamos perder a identidade da série. Nós pressionamos, de fato, para a série permanecer voltada a um público mais maduro e que não fosse simplificada para capturar um grupo maior de pessoas. Acho que, de certa forma, [Born Again] é ainda mais sombria do que muitas das coisas que fizemos no passado.”
Para tanto, houve uma mudança de rumo. A princípio, Demolidor: Renascido seria do tipo procedural, com um caso investigado e resolvido por episódio. Após essa cobrança de Cox, corroborada por Vincent D’Onofrio (que revive o vilão Wilson Fisk/Rei do Crime), surgiram mudanças: Dario Scardapane, roteirista da série O Justiceiro, e a dupla Justin Benson e Aaron Moorhead, diretores de Loki, foram escalados para refazerem a nova Demolidor, imprimindo nela a mesma essência, violenta e mais adulta, das três primeiras temporadas produzidas para a Netflix.
“[Born Again] foi criada para ser tipo um drama jurídico procedural”, disse Scardapane à EW. “Nós trouxemos a história de volta para o centro do crime de Nova York, baseada em ação. O verdadeiro truque foi manter o DNA da antiga série da Netflix e inserir algo de refrescante, novo.”
Com um quê de exagero, o showrunner afirmou que “nós fizemos algumas coisas realmente diferentes nesta temporada, coisas que não foram feitas nem mesmo em 40 anos de quadrinhos.”
Demolidor: Renascido está programada para estrear no Disney+ em 4 de março. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br